Transmissão ao vivo às 16h desta segunda-feira (27/7) encerra palestras sobre Programa Trabalho Seguro

Conteúdo da Notícia

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região vai transmitir, na próxima segunda-feira (27/7), às 16h, por intermédio do Canal do Youtube da Escola Judicial, o quinto evento do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro), com o tema “Os desafios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) após a pandemia da Covid-19”, organizado pelos gestores regionais do programa na 15ª Região, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos (2º Grau) e o juiz Firmino Alves Lima (1º Grau), e apresentado pelos palestrantes Hudson de Araújo Couto (médico do Trabalho) e Élcio de Carvalho Júnior (psiquiatra), com mediação do desembargador do TRT-3 (MG) Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro.

O evento, representando a Região Sudeste (TRT1-RJ, TRT2-SP, TRT3-MG, TRT15-Campinas e TRT17-ES), encerra uma maratona de cinco diferentes transmissões ao vivo pela internet com o tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise”, representando cada qual uma região do País. O objetivo da ação é marcar o Dia da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho) e conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde laboral em tempos de pandemia. Em agosto, também está previsto um webinário, que será promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho sobre saúde e segurança no trabalho.

O Ciclo de Debates

O ciclo de debates sob o tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise” se estendeu por todo o mês de julho e contou com a participação de todos os Tribunais Regionais do Trabalho. No dia 2/7, a Região Centro-Oeste, com transmissão pela Escola Judicial do TRT da 10ª Região (DF/TO), abriu os trabalhos para falar sobre o “Comitê de crise: criação e implantação efetiva”. No dia 9/7, a Região Nordeste debateu sobre o “Sentido da vida e trabalho remoto”, com transmissão pelo canal do TRT da 5ª Região (BA). No dia 16/7, foi a vez de a Região Norte abordar, com transmissão pelo canal do TRT da 11ª Região (AM/RR), o tema “Riscos Psicossociais do Trabalho pós-pandemia”. No dia 23/7, representando a Região Sul, o debate será sobre a “Organização do Trabalho e Prevenção do Adoecimento em Face da Pandemia da Covid-19”, com transmissão pelo TRT da 9ª Região (PR), todos no YouTube.

Região Sul
23 de julho, às 16h30 (horário de Brasília).
Organização do Trabalho e Prevenção do Adoecimento em Face da Pandemia da Covid-19.
Transmissão pelo TRT da 9ª Região (PR) no YouTube.

 

Palestrante: Laerte Idal Sznelwar, médico especialista em ergonomia, saúde do trabalhador e psicodinâmica do trabalho e Márcia Bandini, médica especialista em medicina do trabalho.

Mediação: juiz Leonardo Wandelli, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro.
 

Região Sudeste
27 de julho, às 16h (horário de Brasília) 
Os desafios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) após a pandemia da Covid-19.
Transmissão pela Escola Judicial da 15ª Região (Campinas/SP) no YouTube.

Palestrantes: Hudson de Araújo Couto, médico do Trabalho e Élcio de Carvalho Júnior, psiquiatra.

Mediação: desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro.

Programa Trabalho Seguro na pandemia

Mesmo em trabalho remoto, o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, em âmbito nacional e regional, tem planejado ações para difundir as informações relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador. “Estamos atentos e sempre pensando em formas de levar o conhecimento e apoio aos empregados e aos empregadores”, afirmou a coordenadora do Programa, ministra Delaíde Miranda Arantes. 

Por fim, ela acrescentou que, em tempos de trabalho remoto, é necessário ter uma definição clara dos horários de trabalho, de afazeres domésticos, de lazer e de descanso. “O tempo no home office deve ser gerenciado a nosso favor”, concluiu.

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho 

Unidade Responsável:
Comunicação Social