Cancelada palestra de abertura da semana da conciliação

Conteúdo da Notícia

Devido à crise do transporte aéreo que se intensificou no País, foi cancelada a palestra que seria proferida amanhã (7/12) pela juíza e professora Adriana Goulart de Sena, na sede do TRT. A semana voltada à conciliação, no entanto, será aberta amanhã, às 11h, com uma entrevista coletiva sobre o tema, concedida pelos presidentes do TRT, juiz Laurival Ribeiro da Silva Filho, e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Firmino Alves Lima, na sede da Corte Trabalhista.

Os eventos da 15ª Região são iniciativa do Tribunal e da Amatra XV e têm como objetivo contribuir com a campanha lançada pela presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie.

O movimento visa, através da cultura da conciliação, à mudança de comportamento dos agentes da Justiça, de todos os seus usuários, dos operadores do Direito e da sociedade. Além disso, pretende-se mudar comportamentos e induzir a sociedade à cultura de que um entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para o encerramento de um processo jurídico, com benefício para todos. O dia 8 de dezembro será o ápice da campanha em todo o País.

Outras atividades

Além da coletiva divulgando o tema, até o dia 14 de dezembro, durante as audiências e atividades diárias das Varas do Trabalho, será dada ainda maior ênfase à conciliação. O movimento também ganhará visibilidade no 2º grau do Judiciário Trabalhista. Na sala de audiências da Sessão de Dissídios Coletivos (SDC), acontecerão as já costumeiras tentativas de conciliação em ações relacionadas a greves nos dias 7 e 12 de dezembro. Os trabalhos serão conduzidos, respectivamente, pelo atual vice-presidente do Tribunal, juiz Antônio Miguel Pereira, e pelo juiz Luiz Carlos de Araújo, que tomará posse como presidente do TRT no dia 11 de dezembro próximo. A Justiça do Trabalho na área jurisdicionada pela 15ª Região tem conseguido promover acordos em cerca de 45% dos processos que dão entrada na 1ª instância.

Unidade Responsável:
Comunicação Social