Projeto "Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas"

Projeto "Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas"


O projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas”, instituído no mês de junho/2022, na gestão do Desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, Vice-Presidente Judicial à época, tem a premissa de levar a Vice-Presidência Judicial, com sua expertise e estrutura, aos espaços geográficos onde a litigiosidade - seja a coletiva “stricto sensu” (envolvendo sindicatos, greves etc.), seja em massa (litigância multitudinária em face da mesma empresa) – está estabelecida.
     
Possui a finalidade de identificar e relacionar, conjuntamente com as empresas e/ou sindicatos, os casos com maior probabilidade de conciliação, confeccionando uma “pauta inteligente” de conciliação para períodos específicos, a se realizar no espaço geográfico do conflito, inclusive integrando os demais poderes públicos e/ou a sociedade civil organizada à iniciativa (com realização de sessões nas dependências dos fóruns, ou das câmaras de vereadores, ou de espaços cedidos pelas prefeituras, ou por associações ou sindicatos, ou por instituições de ensino, preservando-se, quando o caso, a confidencialidade das mediações).
     
Para esse efeito, são realizadas reuniões prévias na sede da VPJ, com as grandes empresas das regiões eleitas, em razão da litigiosidade de massa ou coletiva.
     
Também se realizam, ao ensejo da pauta inteligente, incursões públicas e de mídia para dar publicidade e fomento às iniciativas de solução consensual de litígios (mediações e conciliações). Desdobram-se, no local dos litígios, esforços de conscientização pública quanto aos benefícios das políticas de conciliação, por meio de palestras e entrevistas.
     
Até o final do ano de 2022, foram realizadas sessões públicas nas cidades de São José dos Campos, em duas oportunidades, Ribeirão Preto e Araçatuba.
     
Na gestão atual, com o Desembargador Vice-Presidente Judicial, Dr. João Alberto Alves Machado (2022/2024), no final do mês de março está prevista a realização da sessão pública na cidade de Presidente Prudente (28/3/2023) e, em momento posterior, na cidade de Bauru.

Para acesso ao formulário do projeto, clique aqui.