Centro de Memória, Arquivo e Cultura - CMAC

Ao lado esquerdo há um mapa do Estado de São Paulo pregado em uma parede azul. Ao centro e em primeiro plano, uma mesa de vidro com base de madeira, com documentos antigos dentro. Ao fundo da mesa, dispostos em uma parede de cor azul, há seis fotografia e três documentos escritos. Ao lado direito, na mesma parede um TV passa imagens. Do lado direito, uma mesa de madeira escura com cadeiras vermelhas. Ao lado direito da mesa, em um armário com porta de vidro, está disposto uma veste talar, preta e no teto, três lustres iluminam a mesa.s e

O CMAC foi criado em 21 de outubro de 2004 após o estabelecimento do Programa de Gestão Documental do Tribunal, para recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pela instituição. Seu propósito é salvaguardar o patrimônio documental do TRT 15.

A mostra permanente do Centro de Memória destaca a história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do TRT da 15ª Região. Vídeos, documentos textuais, fotografias e conteúdos interativos informam e estimulam a reflexão. As narrativas apresentadas pelo acervo exposto revelam memórias, histórias de vida e trajetórias que esboçam um mosaico dos múltiplos perfis do trabalhador brasileiro. 

Além de realizar exposições e ações culturais destinadas a todo o público, o CMAC busca preservar o passado com os olhos no futuro,  fomentar a pesquisa, a produção de conhecimento por meio de convênios de cunho acadêmico, bem como, promover o intercâmbio cultural e a cooperação técnico-científica. Seu acervo histórico, com mais de 200.000 processos judiciais, está disponível para consulta e pesquisa, de forma gratuita, mediante agendamento prévio.

 

Expediente

Segunda a sexta, das  12h às 18h. 

Entrada Gratuita

Contato e informações

cmac@trt15.jus.br

 

Localização

Sede Judicial do TRT-15

Rua Barão de Jaguara, 901 - 4º andar

Campinas/SP