História Oral

O projeto de HISTÓRIA ORAL do Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foi iniciado em 2017. Em grande parte do trabalho com história oral são priorizados depoimentos sobre trajetória de vida, eventos que pessoas vivenciaram e empreenderam.

Ao mesmo tempo, os depoimentos podem ser objetivos, com intuito definido. São registros construídos a partir de recortes, de uma narrativa baseada no modo de interpretação de quem conta e de quem ouve. Portanto, não são verdades que se buscam em um projeto com história oral. Trata-se da criação intencional de fontes de pesquisa que refletem o tempo, o espaço e a cultura, a partir de objetivos especificamente definidos.

Assim, o projeto oferece ao público a apreensão de diferentes narrativas relacionadas às transformações da Justiça do Trabalho e à História do TRT-15, com a proposta de reunir memórias que enfatizam a importância e influência da justiça trabalhista e deste Regional junto à sociedade.

 

1. Desembargadoras(es) ativos e aposentados da 15ª Região

Depoimentos de magistradas(os) da ativa e aposentadas(os), fundamentais para a preservação e divulgação da história da instituição, uma vez que contribuem para um conhecimento profundo sobre as transformações pelas quais passaram a Justiça do Trabalho e o próprio TRT da 15ª Região.

2. Desembargadoras(es) Presidentes da 15ª Região

Depoimentos de magistradas(os) da ativa e aposentadas(os), que ocuparam o cargo de presidente do TRT da 15ª Região.

3. Ferroviários aposentados e seus familiares no contexto dos 100 anos da Lei Eloy Chaves

Quatro narrativas de personagens de uma categoria cuja trajetória está intimamente ligada à obtenção de direitos como a aposentadoria.

4. 20 Anos do Centro de Memória, Arquivo e Cultura - CMAC do TRT-15

Curtos depoimentos temáticos de magistradas(os) e servidoras(es) ativos e inativos que contribuíram para a criação do CMAC.