Empregados da Mexichem Brasil negociam acordo com empresa em audiência no TRT, pondo fim à greve
Por Renata Ananias
Em audiência de conciliação realizada no TRT da 15ª Região nesta sexta-feira, 24/2, a Mexichem Brasil Indústria de Transformação Plástica Ltda. e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos e Similares de Campinas e Região negociaram acordo visando pôr fim à greve que afetou por 12 dias o setor de produção da indústria de tubos e conexões Amanco, de Sumaré, marca da qual a multinacional é detentora.
Entre outros pontos negociados na audiência, presidida regimentalmente pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos, foi acordado um aumento de 13% sobre o salário nominal dos trabalhadores, como compensação pela supressão do pagamento do intervalo para refeição, a concessão de cesta básica no valor de R$ 90, assistência odontológica gratuita via SESI e a garantia de estabilidade de 60 dias, a partir do retorno ao trabalho. A empresa também concordou em manter o sistema 6 x 2 (6 dias de trabalho por 2 de descanso), com intervalo intrajornada de uma hora, e a oferecer um local para descanso e recreação. Os empregados, por sua vez, se comprometeram a retomar suas atividades já no sábado, 25/2, e a compensar metade dos dias parados.
Os termos do acordo, aprovados em assembleia geral dos trabalhadores realizada na própria sexta, deverão ainda ser homologados em sessão da Seção de Dissídios Coletivos da Corte (SDC) do Tribunal. O relatora da ação, sorteada ao final da audiência, é a desembargadora Maria Cristina Mattioli.
- 14 visualizações