Vinte e um novos juízes concluem curso de formação inicial na 15ª

Conteúdo da Notícia

Em março, magistrados participam de novo
módulo de formação, desta vez em âmbito nacional

Por Ademar Lopes Junior

Foi rápida a cerimônia de encerramento do XXI Curso de Formação Inicial Básica para Juízes do Trabalho Substitutos da 15ª na tarde de sexta-feira (24/2). O evento reuniu no auditório da Escola Judicial o vice-presidente judicial do TRT, o diretor da Escola Judicial, e o representante dos desembargadores do Tribunal no Conselho Consultivo e de Programas, respectivamente os desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, José Antonio Pancotti e Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que compuseram a Mesa de Honra ao lado também do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Guilherme Guimarães Feliciano, do presidente da Comissão de Assuntos Tributários e coordenador regional do Exame de Ordem, Henry Charles Ducret - representando a Subseção de Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - e do presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas, José Antonio Cremasco.

O diretor da Escola, José Antonio Pancotti, destacou a importância do curso para os novos juízes, repassou os vários temas das aulas ministradas, e lembrou que “o curso inicial tem por objetivo introduzir o novo magistrado na Justiça do Trabalho”. Pancotti também agradeceu o apoio da equipe de servidores da Escola Judicial na realização do curso.

O desembargador Lorival Ferreira dos Santos reforçou que “a intenção da Escola não é ensinar os novos juízes, que já estudaram bastante, mas de trazer algo a mais, um aprimoramento científico”. Lorival destacou também a preocupação do TRT com a ética e a proximidade com os jurisdicionados.

O vice-presidente judicial também ressaltou a importância da conciliação, “não aquela feita a qualquer custo, mas a que atenda aos interesses dos jurisdicionados”. E finalizou aconselhando os novos magistrados de que não há nenhum demérito em buscar, nos colegas mais velhos, o aconselhamento, e lembrou que “todos temos dúvidas”.

O presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas, José Antonio Cremasco, também aconselhou os juízes recém-empossados, pedindo tolerância e respeito nas relações com os advogados. Cremasco também assinalou que os novos juízes estão “com o bastão na mão e prontos para trabalhar”, porém com muito mais preparo do que os colegas advogados.

O presidente da Amatra XV, Guilherme Guimarães Feliciano, elogiou muito o nível excepcional do curso elaborado pela Escola Judicial e aproveitou para aconselhar os juízes a terem cuidado nesse momento em que “tudo é nebuloso e confuso”, e pediu a todos que não tenham pressa e que “vivam prazerosamente essa nova vida que se inicia”.

Primeira etapa concluída


Os 21 juízes recém-empossados no TRT da 15ª Região concluíram na própria sexta-feira (24) a primeira parte do curso de formação de magistrados substitutos. Ao todo foram 60 dias do XXI Curso de Formação Inicial Básica para Juízes do Trabalho Substitutos da 15ª. A última palestra foi ministrada na tarde desta sexta-feira, pouco antes da cerimônia de entrega dos certificados, pela desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, que falou sobre “O Sistema E-Gestão na Justiça do Trabalho”.

Em março, os novos magistrados participam em Brasília de um segundo módulo do curso, desta vez em âmbito nacional. Depois dessa fase e até o vitaliciamento, eles participarão de outras atividades e eventos jurídicos que vão compor o curso de formação inicial continuada, com início previsto para abril.

Unidade Responsável:
Comunicação Social