Campinas e Ribeirão Preto tentam acordo em mais de dois mil processos
Nos dois maiores Fóruns Trabalhistas da 15ª Região foram marcadas mais de duas mil audiências para a Semana Nacional da Conciliação. Serão 1.347 processos nas 12 Varas do Trabalho de Campinas e 675 nas seis de Ribeirão Preto, num total de 2.022 ações, média de 112 em cada vara. As tentativas de conciliação incluem não só processos que estão na chamada fase de conhecimento - quando são produzidas as provas, anteriormente à sentença -, mas também os que já estão em execução. Nestes processos, a sentença transitou em julgado - esgotaram-se as possibilidades de recurso -, e a dívida já está sendo calculada ou mesmo cobrada da parte devedora.
A mobilização em Campinas e Ribeirão Preto inclui até mesmo juízes aposentados, que vão atuar como conciliadores durante a Semana, auxiliando os magistrados da ativa. Também foram deslocados para os dois Fóruns vários juízes substitutos, para atuar especificamente em função da Semana Nacional da Conciliação, como auxiliares dos colegas que estarão na presidência das Varas.
A Semana Nacional da Conciliação está sendo coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a participação de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, 27 Tribunais de Justiça e 5 Tribunais Regionais Federais do País. O evento faz parte do Movimento pela Conciliação, criado em 23 de agosto de 2006, com o slogan “Conciliar é legal”.
- 5 visualizações