Comunidade jurisdicionada pela VT de Itu e Cabreúva já tem casa nova
Com um comparecimento maciço de representantes da comunidade, foram inauguradas hoje (29/6) as novas instalações da Vara Trabalhista de Itu. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, juiz Luiz Carlos de Araújo; da corregedora regional da 15ª, juíza Fany Fajerstein; do prefeito de Itu, Herculano Castilho Passos Júnior; do presidente da Câmara Municipal, Benedito Roque Moraes, e do titular da VT, juiz Luís Martins Junior, além de inúmeras autoridades e personalidades.
Também compareceram e os magistrados Antônio Miguel Pereira, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella e Vera Teresa Martins Crespo, da 4ª, 2ª e 8ª Câmaras do TRT, respectivamente. Estiveram presentes ainda o magistrado auxiliar da Presidência do Tribunal, juiz Wilson Pocidonio da Silva, e o presidente da Subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), René Paschoal Liberatore, entre inúmeras autoridades e personalidades.
Durante a solenidade, o presidente da OAB elogiou as ações da Justiça do Trabalho da 15ª Região, dizendo que “as modificações são feitas com ações cívicas e com coragem”. O advogado destacou o ganho de qualidade representado pelo novo prédio ao comentar o espaço demasiadamente pequeno e acanhado de que dispunha a antiga VT. “Vemos com muita esperança o porvir de uma Justiça mais ágil e eficiente”, concluiu.
Já o juiz Luís Martins Junior inciou seu discuso dizendo que o momento o inspirava a falar de amizade e gratidão. Inicialmente agradecendo a Deus, o magistrado enfatizou os esforços do TRT para que a antiga postulação da comunidade jurídica de Itu viesse a se concretizar. “Hoje é um dia de júbilo”, exclamou o magistrado, que também qualificou de heróico o trabalho desenvolvido pelos servidores daquela Vara. Em seguida, o juiz anunciou a entrega de lembranças aos presidentes do TRT da 15ª e da OAB de Itu.
O prefeito Herculano Castilho Passos Junior, por sua vez, agradeceu o apoio do juiz Luiz Carlos e destacou que todos os que atuam e freqüentam o Judiciário Trabalhista passarão a dispor de instalações “bem melhores”.
Em sua fala o juiz Luiz Carlos de Araújo cumprimentou a todos, em especial aos “servidores desta casa”. O magistrado qualificou de superlativos, tanto o mérito no desempenho dos trabalhos na VT como a movimentação processual ali verificada. Disse ainda que a Administração do TRT estará sempre vigilante para a prestação do melhor serviço possível ao jurisdicionado. O presidente encerrou desejando “que Deus abençoe essas acomodações e todos os que aqui trabalham”.
Maior conforto e comodidade
O prédio, que fica na Rua Santa Cruz, 533, no centro histórico da cidade, possui 832,41 metros quadrados de área construída. O espaço possui dois pavimentos, adequados às necessidades de uma vara trabalhista, com boa iluminação e ventilação naturais.
Segundo os especialistas, abrigará satisfatoriamente todos os setores de trabalho interno e de atendimento ao público. Além de contar com sanitário para portadores de necessidades especiais, o prédio disporá de plataforma para acesso à secretaria e gabinete no pavimento superior. No pavimento inferior estão instalados a sala de audiências e os arquivos da Vara.
No ano passado, a Justiça do Trabalho em Itu recebeu 1.945 novos processos e solucionou 1.775. Ainda em 2006, arrecadou para os cofres públicos R$ 1.368.460,69, relativos principalmente a custas, imposto de renda, INSS e efetivação de multas aplicadas pela Delegacia Regional do Trabalho.
- 19 visualizações