Ematra promove cursos de execução trabalhista em Araçatuba e Sorocaba

Conteúdo da Notícia

Foi realizado no último sábado (28/7) o primeiro módulo do Curso de Execução Trabalhista, promovido pela Escola da Magistratura da 15ª Região, desta vez em Sorocaba. O segundo módulo acontece dia 4 de agosto. Organizado pela Comissão de Aperfeiçoamento dos Servidores da Ematra, presidida pela juíza Ana Maria de Vasconcellos, em conjunto com o representante da Ematra na Circunscrição de Sorocaba, juiz Marcelo Carlos Ferreira, o evento, que está acontecendo no Sorocaba Park Hotel, conta com cerca de 100 servidores das 13 VTs que integram a circunscrição.

Deverão ser abordados diversos temas de interesse do servidor, tais como a execução por quantia certa contra devedor solvente, a impugnação de devedores e credores, os trâmites finais da execução, a execução contra massa falida e a execução de contribuições previdenciárias, dentre outros.

Os dois módulos incluem aulas expositivas, durante o período da manhã, e oficinas de trabalho à tarde. O primeiro módulo foi aberto com uma palestra do juiz do trabalho substituto Valdir Rinaldi Silva. O segundo módulo, a ser realizado no próximo sábado, terá como palestrante o juiz do trabalho substituto Marcelo Bueno Pallone. A oficina desse segundo módulo, que ocorrerá das 14h às 18h, será destinada apenas a oficiais de justiça, diretores de secretarias e seus assistentes.

Esse é o terceiro curso organizado neste ano pela Comissão de Aperfeiçoamento dos Servidores da Ematra, que é presidida pela juíza Ana Maria de Vasconcellos e integrada pelos servidores Lara de Paula Jorge, diretora da Secretaria da 8ª Vara do Trabalho de Campinas; Sarah Maria Castanheira, secretária da 4ª Turma do Tribunal; Adlei Cristian Carvalho Pereira, diretor-geral de Coordenação Administrativa; Marcos Davi Rodrigues Lima de Almeida, oficial de justiça; Kenny Resende Neto, pedagogo; e Juliana Barros de Oliveira, psicóloga. O Sindiquinze também integra a Comissão, por intermédio de seu presidente, Joaquim José Teixeira Castrillon.

Êxito

O primeiro curso de execução para servidores foi realizado, com grande êxito, em São José dos Campos, nos dias 23 e 30 de junho. Ministrado pelo juiz do trabalho substituto Adhemar Prisco da Cunha Neto e pela titular da 2ª VT local, juíza Dora Rossi Góes, o evento, com duração de 16 horas, reuniu aproximadamente 100 servidores oriundos das 18 unidades que integram a Circunscrição de São José dos Campos.

Também no dia 28 de julho foi encerrado o Curso de Execução Trabalhista promovido pela Ematra em Araçatuba, no campus da Universidade Paulista (Unip). Sob o mesmo formato, o evento foi iniciado em 21 de julho. Também foi organizado pela referida comissão, em conjunto com o representante da Escola na Circunscrição de Araçatuba, juiz João Alberto Alves Machado, titular da 2ª VT local.

Até o final de setembro, todas as circunscrições da 15ª Região deverão sediar cursos semelhantes. Os próximos deverão ser realizados em Presidente Prudente e São José do Rio Preto; nesta última circunscrição, em virtude do grande número de servidores, o curso será feito em duas turmas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social