Fórum Trabalhista de Campinas já tem sua brigada contra incêndios

Conteúdo da Notícia

Nos dias 28 e 29 de agosto, 62 servidores do Fórum Trabalhista de Campinas receberam treinamento teórico e prático para compor a brigada de combate a incêndios do prédio, situado na Rua Conceição, 150. Participaram também do treinamento, que totalizou 8 horas, todos os agentes de segurança lotados no Fórum e os funcionários que atuam nos serviços de vigilância e manutenção, inclusive os terceirizados. Além de serem instruídos sobre os procedimentos adequados a adotar em caso de incêndio, os brigadistas obtiveram noções de primeiros socorros a vítimas de engasgamentos, afogamentos, paradas cardiorespiratórias, crises convulsivas, dentre outras situações de risco de morte.

A formação da brigada atende a determinação da Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que prevê a necessidade de recrutamento e treinamento de brigadistas em todo edifício comercial, em número proporcional ao de pessoas que trabalham no local (população fixa).

O treinamento, inaugurado com uma apresentação do assessor de segurança da Presidência do Tribunal, coronel Adilson Mangiavacchi, foi ministrado pelo sargento Sandro Miranda, do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas. Ao todo, 98 pessoas receberam informações básicas sobre como agir em situações concretas ou iminentes de incêndio e tiveram a oportunidade de participar, no segundo dia do treinamento, de uma demonstração prática do uso de hidrantes e extintores, na sobreloja do prédio.

Paralelamente à formação da brigada, o TRT está promovendo a adequação das condições de segurança do prédio do Fórum de Campinas, como a reposição de hidrantes e extintores, a colocação de sinalizadores de saídas de emergência, dentre outras medidas necessárias. Uma vez concluídas essa etapas e vistoriado o prédio, deverá ser promovido um exercício simulado de desocupação do Fórum - tal como o realizado em junho de 2004 no edifício-sede do Tribunal -, ocasião em que a brigada poderá pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social