Juízes do TRT da 15ª recebem homenagem da Câmara Municipal de Campinas
Foi realizada na tarde do dia 30 de outubro, no plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, Reunião Solene da Câmara Municipal de Campinas que homenageou, com a entrega do Diploma do Mérito Jurídico, seis magistrados deste Regional Trabalhista: os juízes Luiz Carlos de Araújo, presidente do Tribunal; Maria Cecília Fernandes Álvares Leite, vice-presidente administrativo da Corte; Olga Aida Joaquim Gomieri, integrante da 12ª Câmara e da 2ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal; Flavio Allegretti de Campos Cooper, presidente da 8ª Câmara do TRT e diretor da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV); Lorival Ferreira dos Santos, presidente da 5ª Câmara e coordenador da Ematra, e Ana Maria de Vasconcellos, da 1ª Seção de Dissídios Individuais e da 6ª Câmara do TRT. A homenagem foi proposta pela vereadora Teresinha de Carvalho (PSB), delegada de profissão que se notabilizou pela criação da primeira delegacia de defesa da mulher de Campinas, em 1988.
O Diploma de Mérito Jurídico da Câmara de Vereadores de Campinas é concedido desde 1999 a membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e a advogados que se tenham destacado pelos relevantes serviços prestados ao município.
A Reunião Solene foi presidida pela vereadora Teresinha de Carvalho, na condição de representante do presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Aurélio Cláudio. Além dela, compuseram a mesa do evento o vereador Romeu Santini, atualmente no exercício do cargo de secretário de cooperação internacional da Prefeitura de Campinas, representando o prefeito Hélio de Oliveira Santos, e os magistrados homenageados. Impedida de comparecer, a juíza Ana Maria de Vasconcellos foi representada por seu filho Fábio Vasconcellos Aquino.
A cerimônia foi prestigiada pela corregedora regional, juíza Fany Fajerstein, pelo vice-presidente judicial do TRT, juiz Renato Buratto, e pelos magistrados da Corte Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, José Pitas, Luiz Roberto Nunes, Fernando da Silva Borges, Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, Edmundo Fraga Lopes e Thomas Malm. Também comparecem os magistrados Wilson Pocidonio da Silva, juiz auxiliar da Presidência, Luiz José Dezena da Silva, juiz auxiliar da Corregedoria, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa, e Andrea Guelfi Cunha, juíza auxiliar da Vice-Presidência Judicial, além do juiz Flavio Landi, representando a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), de outros juízes de primeira instância, servidores e familiares dos homenageados.
Falando em nome do Legislativo campineiro, a vereadora Teresinha afirmou ser a homenagem, aprovada por unanimidade, uma manifestação de apreço, respeito e confiança dos vereadores de Campinas aos representantes da Magistratura do Trabalho, "uma trincheira que nunca se rende". "Feliz é o País que pode contar com juízes de tão elevado saber", exclamou a vereadora, que realizou pessoalmente a entrega dos diplomas aos magistrados.
Em nome dos colegas, a juíza Olga Gomieri agradeceu a homenagem e disse sentir-se "particularmente enaltecida e verdadeiramente feliz em recebê-la". Afirmou que a honraria ofertada eleva não apenas a ela, mas a todo o Tribunal, e pediu autorização para, simbolicamente, transferi-la e compartilhá-la com os demais juízes da Corte, de primeira e segunda instâncias.
Para o presidente do Tribunal, juiz Luiz Carlos de Araújo, o diploma recebido expressa "um reconhecimento ao trabalho sério que aqui se realiza, e veio sedimentar relações cordiais mantidas pelo Tribunal com os outros Poderes, com a finalidade última de bem atender aos jurisdicionados". Segundo ele, a exceção concedida de se fazer a Reunião Solene na sede do Tribunal por si só já demonstra o apreço da Câmara Municipal de Campinas pela Casa e seus integrantes.
- 7 visualizações