Mostra de pintura e escultura reabre exposições no Espaço Cultural do TRT
A mostra Tataum in Lex, do artista plástico Petrocino, marca a reabertura das exposições no Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, no 1° andar do edifício-sede da Corte, em Campinas. O vernissage será realizado na quinta-feira, 13 de setembro, a partir das 17 h, e a mostra prossegue até o próximo dia 28, com visitação aberta ao público das 12 às 18 h.
Tataum, nome criado a partir do som emitido pelos músicos ao lerem as divisões rítmicas, é um projeto iniciado em 1998 e que tem como principal característica as experiências formais entre uma arte temporal, a música, e outras espaciais, pintura e escultura. A mostra materializa os gestos usualmente feitos na regência de uma orquestra, como se eles estivessem “congelados”. Partindo dos signos de convenção próprios da arte de reger, o trabalho se desenvolve explorando os movimentos em suportes bi e tridimensionais, numa alusão aos andamentos da música e aos estados de espírito que eles provocam.
Campineiro de nascimento, formado pela Faculdade de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Petrocino expôs em mostras individuais e coletivas e em salões de arte tanto na capital paulista quanto no interior do estado. Seu trabalho também já pôde ser acompanhado em mostras no interior mineiro. O artista confessa sofrer influência do movimento brasileiro Neoconcreto e do suíço Paul Klee, “mas um trabalho que realmente me fascina é o do artista Mauro Soares, morador do distrito de Sousas, em Campinas”.
- 7 visualizações