Ribeirão Preto: novo Fórum gera entusiasmo
Presidente é recebido como Cidadão Ribeirão-pretano
União de esforços administrativos em prol da comunidade. Essa foi a tônica dos discursos durante o lançamento da pedra fundamental do novo Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto, sexta-feira passada (31/8). Na ocasião, o presidente do TRT, juiz Luiz Carlos de Araújo, anunciou que o primeiro dos editais de concorrência para as obras seria publicado nesta segunda feira (3/9). O prédio será construído com recursos oriundos de convênio celebrado com a Caixa Econômica Federal, em terreno doado pela Prefeitura, localizado nas proximidades da Cidade Judiciária.
O descerramento da pedra foi feito ao mesmo tempo pelo juiz Luiz Carlos, pelo diretor do Fórum Trabalhista, juiz Fábio Allegretti Cooper; pelo prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini; pelo presidente da Câmara Municipal, Wandeir Gomes da Silva, e pelo presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jorge Marcos Sousa.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente judicial do TRT, juiz Renato Buratto, e da corregedora regional, juíza Fany Fajerstein. Também estiveram presentes os juízes do Tribunal José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, presidente da 3ª Câmara; José Antonio Pancotti, da 10ª Câmara; Gerson Lacerda Pistori, da 9ª Câmara, e Edmundo Fraga Lopes, da 3ª Câmara. Da Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto compareceram os magistrados Renato Henry Sant'anna, da 1ª Vara Trabalhista, Tárcio Jose Vidotti (4ª VT) e Marcos da Silva Porto (5ª VT), além de outros juízes substitutos da Circunscrição. Também compareceram os magistrados auxiliares: da Presidência do TRT, juiz Wilson Pocidonio da Silva, e da Corregedoria Regional, juiz Luiz José Dezena da Silva. Marcaram presença ainda o gerente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Demerval Prado Júnior, vereadores e representantes sindicais, além de personalidades da comunidade local e regional.
Na solenidade, o advogado Jorge Marcos Sousa disse que a luta foi árdua. Ele aproveitou para agradecer ao presidente do TRT e a todas as “forças vivas” de Ribeirão Preto. O vereador Wandeir Gomes da Silva destacou o empenho do Tribunal e de todos os demais poderes envolvidos na parceria que culminou com a formalização da obra. Já o prefeito Welson Gasparini comemorou a agilidade do juiz Luiz Carlos. “Agradeço de coração em nome da família de Ribeirão Preto”.
O presidente do TRT, ao encerrar o evento, enfatizou que só cumpriu e sempre procurará cumprir sua missão de oferecer as melhores condições possíveis ao jurisdicionado, “que é o que ele merece”. O magistrado agradeceu o empenho de todos os poderes públicos e da Caixa Econômica Federal, “que foi sensível em atender às necessidades da população”.
Presidente do TRT recebe título de Cidadão Ribeirão-pretano
Na própria sexta-feira à noite, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o juiz Luiz Carlos de Araújo recebeu o título de Cidadão Ribeirão-Pretano. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal, acolhendo indicação do vereador Hugo Brandani. Entre os presentes estavam o vice-presidente judicial do TRT, juiz Renato Buratto, e a corregedora regional da 15ª, juíza Fany Fajerstein.
Também prestigiaram o evento os juízes do Tribunal José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, (presidente da 3ª Câmara), José Pitas (12ª Câmara), Lorival Ferreira dos Santos (presidente da 5ª Câmara), José Antonio Pancotti (10ª Câmara), Fernando da Silva Borges (presidente da 5ª Turma e da 10ª Câmara), Gerson Lacerda Pistori (9ª Câmara), e Edmundo Fraga Lopes (3ª Câmara). Compareceram, entre inúmeras autoridades ligadas aos três poderes, os juízes auxiliares Wilson Pocidonio da Silva (Presidência) e Luiz José Dezena da Silva (Corregedoria Regional), juntamente com magistrados trabalhistas titulares e substitutos que atuam em Ribeirão Preto e em várias regiões do Estado de São Paulo. Também marcaram presença representantes sindicais de patrões e empregados e servidores da Justiça do Trabalho, entre muitos outros.
Além do juiz Luiz Carlos, compuseram a mesa de honra o presidente da Casa, Wandeir Gomes da Silva, o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini; o presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jorge Marcos Sousa, e os conselheiros Cid Antonio Velludo Salvador, representando o presidente estadual da Ordem, Luiz Flávio Borges D'Urso, e Márcio Pereira, que representava o Conselho Seccional da entidade.
Em noite de emoções fortes, o destaque, entre as inúmeras manifestações de apreço ao magistrado, foi a participação da neta do presidente, Maria Fernanda de Araújo Romero. Ela declamou trechos do poema A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade.
Em seu discurso, Hugo Brandani destacou que o título concedido ao presidente do TRT é a principal honraria que Ribeirão Preto oferece a alguém “e o juiz Luiz Carlos é merecedor dela”. O vereador enalteceu a força do caráter e o espírito de luta e de justiça do magistrado.
O presidente do TRT, ao agradecer a homenagem, disse que se orgulhava e sempre se orgulharia pelo título recebido. Ele agradeceu sua família, amigos e colaboradores e conclamou os presentes a cuidarem da formação das próximas gerações. O magistrado também destacou a união dos vereadores na votação do projeto que culminou na doação do terreno em que vai ser construído o novo Fórum Trabalhista.
- 18 visualizações