Segue o Programa de Prevenção de DORT do TRT da 15ª

Conteúdo da Notícia

Desde fevereiro passado estão em andamento as atividades relacionadas ao Programa de Prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) do TRT da 15ª, promovido conjuntamente pela Diretoria Geral de Coordenação Administrativa e a Diretoria de Saúde do Tribunal. Iniciado a partir da Secretaria Judiciária, o programa está proporcionando a visita do fisioterapeuta do TRT, dr. Fauzi El Kadri Filho, às várias unidades do edifício-sede do Tribunal. Nessa etapa do trabalho, que deverá ser concluída até a primeira quinzena de maio, também será visitado o Fórum de Campinas. Em uma segunda fase, serão agendadas visitas às unidades trabalhistas nos demais municípios.

Apoiado por um caderno explicativo, o programa visa esclarecer os servidores sobre a abrangência dos DORT - que incluem não apenas as lesões causadas por esforço repetitivo, mas também as dores e lesões causadas por esforço dinâmico eventual (movimentos bruscos e inadequados) e, especialmente, estático (a permanência na mesma posição por muito tempo) - e os graus de evolução dos distúrbios, que atingem grande proporção dos funcionários da Casa. O objetivo é conscientizá-los da necessidade de procurar a ajuda dos profissionais da saúde ainda nos estágios iniciais das queixas, evitando-se, assim, o agravamento do quadro e a recorrência a licenças prolongadas.

As visitas visam, principalmente, à divulgação e discussão de algumas medidas preventivas, como, por exemplo, a adequação da postura corporal, mediante regulagem das cadeiras ou a colocação de apoios para braços e pernas, o hábito de pequenas pausas no trabalho para descanso e alongamento e, sobretudo, a prática da ginástica laboral, cuja demanda vem crescendo a cada dia e esbarra na ausência de profissionais em número adequado para atender às necessidades dos servidores. Além desses cuidados no ambiente de trabalho, o programa enfatiza a necessidade de mudança nos hábitos pessoais dos trabalhadores, de modo a incluir no seu cotidiano a prática de atividades físicas regulares.

Unidade Responsável:
Comunicação Social