Seguem comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil
Na próxima quinta-feira (18/10) será realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, Sessão Plenária Extraordinária em comemoração ao Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil. Entre as personalidades que comparecerão ao evento estão os ministros daquela Corte e presidentes de TRTs. A cerimônia no TST dá seqüência a diversas iniciativas a serem realizadas até o próximo ano com o objetivo de divulgar a história e o papel do Poder Judiciário nacional.
O lançamento oficial das comemorações foi feito em 10 de maio passado, durante sessão Plenária do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo, discorreu sobre a criação, em 10 de maio de 1808, da Casa da Suplicação no Brasil, primeiro órgão judiciário independente do País, sucessor da Relação do Rio de Janeiro – antigo órgão judiciário, que funcionou de 1751 a 1808.
Para comemorar os 200 anos desse marco histórico, o STF deu início ao projeto “Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil”. A iniciativa busca informar os cidadãos sobre a importância, o desenvolvimento e a atuação desse Poder. O calendário de atividades prevê a realização de eventos e ações comemorativas até maio de 2008. São destaques na programação, ciclos de palestras, exposições, ações de cunho social e concursos, entre outros.
- 3 visualizações