Ampliações do Fórum de Paulínia são inauguradas com festividades

Conteúdo da Notícia

Com a presença de diversas personalidades, foi inaugurado ontem (1/12) um novo espaço que dobrou as dimensões do Fórum Trabalhista de Paulínia. A ampliação do prédio foi feita a partir de uma parceria envolvendo o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e a Prefeitura de Paulínia. Entre inúmeras personalidades presentes ao evento estiveram o presidente do TRT, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo; o prefeito de Paulínia, Edson Moura; a diretora do Fórum Trabalhista local, juíza Maria Inês Corrêa de Cerqueira Cesar Targa, e a presidente da Subsecção paulinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Fernanda Pereira De Giusti.

Também prestigiaram a solenidade os desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que tomará posse no próximo dia 9 de dezembro como vice-presidente judicial do TRT; Vera Teresa Martins Crespo, futura presidente da 4ª Turma e da 8ª Câmara do Tribunal, e Gerson Lacerda Pistori, da 9ª Câmara, além do magistrado auxiliar da Presidência do Tribunal, Wilson Pocidonio da Silva; e do titular da 1ª Vara do Trabalho de Paulínia, juiz Ricardo Regis Laraia. Compareceram ainda juízes do trabalho substitutos, secretários municipais e representantes de outros ramos do Poder Público e da sociedade em geral.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, bastante aplaudida, que executou variado repertório sob a regência do maestro Eduardo Furtado. Abrindo os discursos, a advogada Maria Fernanda Pereira De Giusti enfatizou que estava ali mais para agradecer do que pedir. Após menções especiais ao presidente do Tribunal e ao prefeito, Maria Fernanda destacou a generosidade e a preocupação com que a juíza Maria Inês cuida do Fórum e os “esforços incansáveis” dos servidores da Justiça do Trabalho em Paulínia, os quais homenageou na pessoa do diretor do Serviço de Distribuição dos Feitos, João Silva Santos, também lembrado por outras personalidades que discursaram. Ela evidenciou ainda o apoio recebido e o trabalho realizado por seus colegas de profissão.

A juíza Maria Inês Targa iniciou sua manifestação afirmando que o desembargador Luiz Carlos e o prefeito Edson Moura são homens à frente de seu tempo. A magistrada disse que o Judiciário Trabalhista de Paulínia “tudo tem feito para realizar seus trabalhos com presteza e qualidade.” Para ela, a união de juízes e servidores está proporcionando um serviço público “que já de muito tempo deixou de ser um simples bater de carimbos para depois fechar a repartição no fim do dia.” A juíza encerrou agradecendo o apoio da OAB e pedindo uma salva de palmas ao presidente do Tribunal e ao prefeito.

Edson Moura, por sua vez, comemorou o fato de ele e o presidente da 15ª terem a oportunidade de poder, no encerramento dos mandatos de ambos, “proporcionar esse benefício ao povo de Paulínia.” Moura destacou que a melhoria vai propiciar mais conforto aos trabalhadores do Fórum e sobretudo à população. “O Governo municipal estará sempre à disposição de quem precise melhorar o serviço prestado para a população; fico feliz em ser seu parceiro nesta obra", disse o prefeito dirigindo-se ao presidente da 15ª.

Ao encerrar os pronunciamentos, o desembargador Luiz Carlos de Araújo lembrou que a ocasião marcava um dos últimos atos de sua administração. “Não poderíamos deixar de atender a esse município, pólo de desenvolvimento e progresso”, justificou Araújo. Ele elogiou os dois magistrados titulares do Fórum, “que embora atuando há muito tempo no Tribunal como substitutos, não se esqueceram da 1ª instância.." Agradeceu ainda à Prefeitura pela parceria e a todos os juízes e servidores  pelo empenho, além dos advogados “que tiveram paciência em esperar a melhoria.“

Em seguida uma breve solenidade marcou a inauguração da sala da OAB, à qual foi dada o nome de Dorgival Rodrigues dos Santos, advogado trabalhista assassinado há cerca de dois anos e meio e também lembrado por todas os que fizeram uso da palavra. O evento foi encerrado com um coquetel.

Unidade Responsável:
Comunicação Social