Catanduva: solenidade marca doação de terreno para novo Fórum Trabalhista

Conteúdo da Notícia

Um evento realizado na noite de ontem (14/4), festejou a doação de um terreno de 17 mil metros quadrados, onde será construído um fórum próprio para a Justiça do Trabalho em Catanduva. A solenidade, que aconteceu no Clube de Tênis de Catanduva, também serviu para que diversas personalidades fossem homenageadas, entre elas o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, e o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame. Entre outras homenagens, o desembargador Luiz Carlos recebeu o “Título de Hóspede Oficial do Município de Catanduva”.

Também estiveram presentes o prefeito da cidade, Afonso Machione Neto; o vereador Waldecyr Bertelli, representando a Presidência da Câmara Municipal; a desembargadora federal do trabalho Olga Aida Joaquim Gomieri, da 12ª Câmara do TRT; a juíza Margarete Aparecida Gulmaneli, diretora do Fórum Trabalhista de Catanduva; o vereador Nilton Lourenço Cândido, da Comissão Organizadora do evento; o presidente da Subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mairton Lourenço Cândido; e o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva, João Pedro Gomieri. Compareceram ainda várias lideranças sindicais de trabalhadores e representantes do empresariado local e regional.

Em praticamente todos os discursos da noite, foi enfatizada a qualidade da prestação jurisdicional que é hoje oferecida pela Justiça do Trabalho. O empresário João Pedro Gomieri, por exemplo, destacou o bom trabalho do Judiciário Trabalhista, ajudando a aperfeiçoar a relação capital-trabalho. Para o Vereador Nilton, o atendimento do Judiciário especializado tem prestado um atendimento célere e eficaz. Na visão do deputado Mendes Thame, a JT passou a ter um papel preponderante. “Tem de mediar as relações entre os empregados e empresários para dar segurança para os dois lados”.

A desembargadora Olga, por sua vez, parabenizou o desembargador Luiz Carlos pelo acolhimento das postulações da comunidade jurídica local; o prefeito, “que tão bem compreendeu” as necessidades da população; os vereadores, que aprovaram a doação do terreno; e o deputado Mendes Thame, pelo apoio às iniciativas e aos projetos de interesse do jurisdicionado, inclusive visando à possível criação de uma terceira vara trabalhista no município.

A juíza Margarete agradeceu a todos os que colaboraram para que a doação do terreno se concretizasse. Destacou ainda a atuação dos homenageados, que estão contribuindo para a excelência dos serviços judiciários prestados à comunidade.

O prefeito Afonso, ao lembrar que a cidade de Catanduva completava 90 anos na data, comemorou o avanço no atendimento à população, representado pela utilização do novo espaço. “A cidade está muito feliz na data de hoje”.

Entre diversos agradecimentos, o desembargador Luiz Carlos destacou que o ato de desprendimento do prefeito tem de ser reconhecido. O magistrado se comprometeu a apresentar o projeto para a construção do fórum, ainda em sua gestão. Também assumiu o compromisso de apresentar anteprojeto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), nos próximos 60 dias, incluindo a postulação de mais uma VT para Catanduva.

A Cerimônia foi concluída com um jantar e uma apresentação musical.

Unidade Responsável:
Comunicação Social