Emoção marca posse da desembargadora Susana Graciela Santiso
O TRT da 15ª Região já conta com o reforço da desembargadora federal do trabalho Susana Graciela Santiso. A magistrada, cuja promoção por antigüidade foi oficializada pelo Tribunal Pleno em 28 de fevereiro, tomou posse na última quinta-feira (17/4), um dia após sua nomeação ter sido publicada no Diário Oficial da União. O ato foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até então, ela era titular da 7ª Vara do Trabalho de Campinas e diretora do Fórum Trabalhista do município. A magistrada passa a ocupar vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Antônio Miguel Pereira, ocorrida em janeiro deste ano.
A cerimônia, realizada no gabinete da Presidência do Tribunal, contou com a presença da maioria dos desembargadores da Corte, além de juízes trabalhistas da ativa e aposentados, procuradores do trabalho, personalidades de outros ramos do Direito, advogados, servidores, componentes da antiga representação classista, familiares e convidados, o que representou um dos maiores públicos já recebidos naquele espaço.
Na ocasião, o presidente do TRT, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, enfatizou que o Tribunal ganha mais uma desembargadora, como todos, consciente de seu dever, “tanto que já recebeu a primeira distribuição de processos hoje”. O presidente concluiu felicitando a magistrada: “seja bem-vinda, colega, de todo o coração; estaremos sempre à disposição, quando você precisar”.
Não conseguindo conter a emoção, a desembargadora Susana disse que estava chorando “desde mais cedo, quando havia visitado outros andares”. Ela externou que estavam ainda muito vivas as imagens de todo o transcorrer de sua carreira: a atuação na primeira instância, as mudanças de cidades, o convívio com os colegas, com os juízes classistas e com os funcionários. “Amo vocês todos!”, bradou.
Após citar o empenho e a qualidade do trabalho de alguns servidores com quem trabalhou, a magistrada fez questão de homenageá-los na pessoa da diretora da secretaria da 7ª Vara do Trabalho de Campinas, Jacqueline Aparecida Campos Lopes. Em seguida, a nova desembargadora recebeu flores de sua filha, a arquiteta Patrícia Malvina Santiso Sain.
Após inúmeros cumprimentos, a magistrada recebeu das mãos da desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, da 1ª Câmara do TRT, o Grande Colar do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região. Os magistrados investidos no cargo de desembargadores da 15ª são titulares natos dessa honraria.
Quase 20 anos dedicados à Magistratura
Susana Graciela Santiso ingressou na Magistratura do Trabalho como juíza substituta em dezembro de 1988, aprovada no primeiro concurso público realizado pela 15ª Região. Em outubro de 1990, foi promovida a juíza titular da VT de Jaboticabal, cargo que exerceu até maio de 1992, quando foi removida para a 2ª VT de São José dos Campos. Em setembro de 1993 tornou-se titular da 4ª VT de São José, assumindo, em outubro de 1997, a titularidade da 7ª VT de Campinas. Desde então, passou a integrar a lista de juízes substitutos do Tribunal, tendo atuado como juíza convocada de 1997 a 2000. A partir de 2004, passou a atuar na 6ª Turma do Regional. Em julho de 2006 assumiu a direção do Fórum Trabalhista de Campinas.
- 34 visualizações