Estudantes da UNIP de São José do Rio Pardo conhecem o TRT
Quinze estudantes de Direito da UNIP (Universidade Paulista) de São José do Rio Pardo visitaram a sede do TRT da 15ª Região e o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Regional no último dia 22 de outubro. Eles estavam acompanhados do advogado e professor Marcelo Nogueira Rocha, que leciona Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.
Recepcionados por servidores da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, os visitantes receberam exemplares do Boletim Informativo do TRT - publicação que traz dados sobre a composição, a organização e o funcionamento do Regional Trabalhista -, do Caderno de Doutrina e Jurisprudência e de uma cartilha que também contém informações sobre a Corte, os dois últimos editados pela Ematra XV.
Em seguida, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1ºandar do edifício-sede do Tribunal, no Centro de Campinas, assistiram a um vídeo institucional sobre a Justiça do Trabalho da 15ª Região, produzido pelo Serviço de Comunicação Social do TRT, e a uma palestra sobre as atribuições das seções especializadas e da composição plena do Regional, ministrada pelo subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado.
Antes da etapa seguinte programada para a visita, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar parte de uma prova oral do XXIII Concurso da Magistratura da 15ª, no auditório conhecido como “Pleninho”, também no 1º andar. A banca examinadora, na ocasião, estava composta pelos desembargadores Lorival Ferreira dos Santos (presidente) e José Antonio Pancotti, além do advogado João Antonio Faccioli, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
De volta ao Plenário, assistiram à sessão da 2ª Seção de Dissídios Individuais (SDI), presidida pelo desembargador federal do trabalho Renato Buratto. Ao abrir os trabalhos, o magistrado saudou os visitantes, desejando que a oportunidade fosse especialmente proveitosa para eles, como sendo um dos primeiros contatos com a futura profissão. “Sejam bem-vindos e voltem sempre”, exclamou. Ali, os estudantes acompanharam o julgamento de várias ações rescisórias, especialidade da 2ª SDI, incluindo as sustentações orais feitas pelos advogados.
Grupo foi recebido pelo presidente do Tribunal
Após um café, o grupo foi recebido pelo presidente da Corte, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo. Ele estava acompanhado da juíza Ana Paula Pellegrina Lockmann, que preside a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). O magistrado discorreu inicialmente sobre as atribuições da Presidência, tanto no campo jurídico como no administrativo. Araújo lembrou que as dificuldades são proporcionais às dimensões do TRT, segundo maior Regional Trabalhista do País.
Quando lhe foi pedido um conselho, o desembargador disse: “leiam sempre, consultem os códigos; cada dia a mesma leitura vai acrescentar uma coisa a mais.” No final do “bate-papo”, o anfitrião presenteou, - extensivamente aos alunos - o professor Marcelo com o livro “Os erros mais comuns da Língua Portuguesa”, de Alpheu Tersariol. O magistrado informou aos visitantes que cerca de mil exemplares da obra serão distribuídos em breve em unidades judicias e em outras áreas da 15ª.
A visita foi concluída no Fórum Trabalhista de Campinas, onde os universitários conheceram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura.
- 10 visualizações