Inaugurada unidade itinerante da Justiça do Trabalho de Pedreira
A comunidade de Pedreira já conta com uma unidade itinerante da Justiça do Trabalho. O posto avançado foi inaugurado na última sexta-feira (29/8), em uma cerimônia da qual participaram o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo; o presidente da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sérgio Roberto Ferreira da Silva Braga, representando também o prefeito Hamilton Bernardes Junior; o presidente da Câmara Municipal, Flávio Ferraz Avezum, e a magistrada titular da Vara do Trabalho de Amparo, juíza Suzana Monreal Ramos Nogueira.
Entre inúmeras personalidades que também compareceram, estavam o vice-presidente judicial do TRT, desembargador Renato Buratto; o então secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Pedreira, Silvio Roberto Bernardim; o conselheiro estadual da OAB, José Antonio Cremasco, e o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Wilson Pocidonio da Silva.
A unidade judicial, situada na Praça Coronel João Pedro 308, na região central do município, funcionará como um posto avançado da Vara do Trabalho de Amparo - que, além do município-sede e de Pedreira, detém a jurisdição sobre as cidades de Serra Negra e Monte Alegre do Sul. O evento foi abrilhantado pela Corporação Musical Santana.
Durante o seu pronunciamento, a juíza Suzana destacou sua “imensa alegria” em poder participar da implantação do novo serviço. Ao lembrar que essa é a segunda unidade itinerante a ser instalada na 15ª Região (a primeira foi a de Américo Brasiliense), ela agradeceu ao presidente do Tribunal, aos representantes dos outros dois Poderes e à OAB pelo empenho que está trazendo a Justiça cada vez mais perto do jurisdicionado.
O vereador Flávio Avezum lembrou que o novo espaço representa um avanço para o cidadão. Para ele, a vara itinerante vai proporcionar mais cidadania, por estar mais próxima da população. “Aqui há de se desenvolver a justiça e a conciliação entre as partes.”
O presidente da OAB também comemorou o benefício. “É para nós um presente antecipado, pois Pedreira faz aniversário em 31 de outubro.” Sérgio Braga destacou que a presença de uma unidade da Justiça do Trabalho era um anseio de longos anos.
Em seu discurso, o desembargador Luiz Carlos ressaltou que a instalação das unidades itinerantes é resultado da constante busca, por meio de muito trabalho e inventividade, para encontrar “novos e relevantes caminhos jurídicos”, fazendo frente às carências de estrutura ainda existentes no atendimento à população. O magistrado concluiu fazendo referência às palavras do monsenhor Nilo Romano Corsi, que abençoou as instalações, afirmando: “A Justiça está aqui para compor e trazer paz às pessoas.” Em seguida, o desembargador convidou todos a assistirem, por meio de um telão, à primeira audiência realizada na unidade. O processo foi concluído com um acordo.
- 5 visualizações