Inaugurado novo espaço da Ematra XV
Uma cerimônia realizada na sede do TRT da 15ª Região, em Campinas, na noite de 18 de junho passado, marcou a inauguracao do novo espaço da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV) e a recolocação da placa que denomina “Fórum Pedro Benjamin Vieira” o edifício-sede do Tribunal. Com a reforma e ampliação, a Escola passa a ocupar praticamente todo o 3º andar do prédio.
O evento contou com a participação do presidente do TRT, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, e do diretor da Ematra, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que foram responsáveis pelo desenlace da fita inaugural.
Em seguida, já no interior do novo auditório da Escola, eles compuseram a mesa dos trabalhos, acompanhados do coordenador da Ematra, desembargador Lorival Ferreira dos Santos; da presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra Xv), juíza Ana Paula Pellegrina Lockmann, e da secretária adjunta da Subsecção Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Francine da Silva, representando a presidente local da entidade, Tereza Nascimento Rocha Dóro.
O evento contou com a presença do vice-presidente judicial do Tribunal, desembargador Renato Buratto, e da maioria de seus colegas de Corte, além de ex-presidentes do TRT, ex-diretores da Ematra, juízes do trabalho, procuradores, desembargadores aposentados, advogados, servidores e autoridades de outros ramos do Direito.
Em seu discurso, o desembargador Luiz Carlos afirmou ser muito gratificante o ato de entregar as novas instalações da Escola, “reduto permanente de estudos e qualificação”. O magistrado também destacou que o órgão ganhou o reconhecimento do TRT pelo seu valor.
Já o desembargador Cooper expressou sentimentos de júbilo – pela vibrante participação das pessoas envolvidas na ampliação e modernização do novo espaço – e de gratidão ao presidente do TRT, pela sensibilidade em atender aos pedidos da Escola. Também agradeceu nominalmente aos pioneiros da instituição e a todos os seus antecessores na direção da Ematra, que alicerçaram o caminho para as dimensões que ela adquiriu.
Em seguida foi feita a entrega de laptops, fornecidos pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) a todos os magistrados da 15ª Região. Simbolicamente, os computadores foram entregues aos representantes da Ematra XV e da Amatra XV nas circunscrições da 15ª Região.
Homenagem ao desembargador Pedro Benjamin Vieira
Ainda no auditório, foi prestada uma homenagem ao desembargador aposentado Pedro Benjamim Vieira, presidente instalador do TRT da 15ª, criado em 1986. Durante a cerimônia, foi lembrado que o Tribunal, em Sessão Plenária, realizada em 15 de maio de 2008, deliberou que “serão recolocadas as placas em homenagem às autoridades que engrandeceram esta Justiça Especializada, que fazem ou fizeram deste Regional um órgão de reconhecida competência na distribuição da Justiça Social”.
A desembargadora Mariane Khayat, da 2ª Câmara do TRT, ao homenagear o colega aposentado, destacou que “essa é uma lembrança que merecia ser feita a um grande homem”. Ela enfatizou as qualidades do jurista como magistrado, professor e militante consciente, e o êxito dele na fundação do Tribunal. A magistrada concluiu denominando o desembargador Pedro Benjamin como “nosso eterno presidente”.
Em seu agradecimento, o ex-presidente qualificou a homenagem como “a outorga de um verdadeiro mandato afetivo”. Ele comparou a recolocação das placas com o mitológico ressurgir das cinzas da lendária ave Fênix.
Na seqüência, todos desceram ao térreo do edifício para o descerramento da placa, agora recolocada. O evento foi concluído com a realização de um coquetel no Espaço Cultural no 1º andar.
- 7 visualizações