Morre Adilson Bassalho Pereira, ex-presidente do Tribunal

Conteúdo da Notícia

A Presidência do TRT da 15ª Região comunica, com pesar, que faleceu hoje o desembargador federal do trabalho aposentado Adilson Bassalho Pereira, ex-presidente do Tribunal. O velório será realizado a partir das 17 h, no 1º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas. O corpo será cremado amanhã, no Crematório Vila Alpina, na capital. O endereço para condolências é Rua Riachuelo, 473, conjunto 21, Centro, Campinas/SP (CEP 13015-320).

Adilson Bassalho Pereira era mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na Magistratura Trabalhista em agosto de 1973, como juiz do trabalho substituto da 2ª Região, que à época abrangia todo o Estado de São Paulo. Foi presidente de Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJs) – as atuais Varas do Trabalho - em Santos, Mauá, Fernandópolis e São Paulo, no período entre 1978 e 1986. Promovido por merecimento ao cargo de juiz titular do TRT da 15ª em novembro de 1986, foi o primeiro presidente da 3ª Turma do Tribunal, de dezembro de 1986 a dezembro de 1988.

Vice-Presidente do TRT no biênio 1990-1992, presidiu a Corte no biênio seguinte, período em que instalou nada menos do que 30 JCJs na 15ª, além de ampliar e reformar o edifício-sede do Tribunal. Destaca-se também em sua gestão a criação do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, o único do gênero em todo o País. O evento já está em sua 13ª edição, realizada em outubro do ano passado, no município de Barretos, SP. O magistrado foi ainda o primeiro diretor da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV).

Aposentou-se em 12 de agosto de 1997, tornando-se então um advogado, professor de Direito do Trabalho e conferencista atuante. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho, recebeu, entre outras homenagens, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho e o título de Cidadão Campineiro. Integrou bancas examinadoras em concursos para a Magistratura em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira (03/07), às 8 horas, foi realizada uma benção de corpo prese

Unidade Responsável:
Comunicação Social