Obras de prédio da JT em Itapetininga deverão começar em breve

Conteúdo da Notícia

Durante o lançamento, em 18 de novembro), da pedra fundamental do novo prédio da Vara Trabalhista de Itapetininga, o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, antecipou que a obra poderá estar concluída em agosto de 2009. A construção, que deverá ser iniciada nos primeiros meses do próximo ano, é fruto de uma parceria entre o Tribunal e a Prefeitura local. Na solenidade foi também formalizada a doação do terreno, de 2.020 metros quadrados, à Justiça do Trabalho. Assinaram a escritura do imóvel o presidente da 15ª e o prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho Tavares.

A área doada fica na Rua Presidente Jânio da Silva Quadros, entre a Avenida José de Almeida Carvalho e a Rua Bento Antunes Moraes, no bairro Jardim Marabá, próximo à Praça dos Três Poderes, que já reúne a Prefeitura e o Fórum Municipal. Segundo especialistas, com as características já existentes no projeto do TRT e outras que serão acrescentadas por arquitetas locais, este será o primeiro “fórum ecológico do País”.

Compareceram ainda à solenidade, entre inúmeras personalidades, a juíza titular da Vara do Trabalho de Itapetininga, Eliane Aparecida Aguado Moreno, o vice-prefeito Alceu “Nanini” Alves de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Miguel de Macedo, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Lopes de Oliveira, o procurador geral do município, José Alves de Oliveira Junior, e o juiz do trabalho substituto Valdir Rinaldi Silva, além de vários secretários municipais, vereadores, outros representantes da comunidade e ambientalistas.

Em seu discurso, o presidente da subsecção local da OAB, Ricardo Lopes de Oliveira, disse que o evento marcava um sonho a mais concretizado pela união de todos. Ele destacou ainda que o fórum será “ecologicamente correto”. O prefeito Roberto Tavares, por sua vez, iniciou sua manifestação dirigindo-se ao desembargador Luiz Carlos e ressaltando que neste mês Itapetininga completa 238 anos. “E o senhor deu o presente para a nossa cidade”, comemorou. Além da melhor qualidade das instalações, Tavares evidenciou que a população será beneficiada com a maior proximidade do novo espaço com outros prédios ligados ao mundo jurídico, como o Fórum Estadual e a sede da OAB. O novo espaço, segundo o prefeito, vai desafogar o trânsito na região onde está atualmente localizada a VT.

O desembargador Luiz Carlos de Araújo enfatizou em seu discurso que o empreendimento melhorará o atendimento à clientela interna e externa do Judiciário Trabalhista. Destacou a parceria com os outros poderes públicos, a Prefeitura e a Câmara Municipal, vencendo dificuldades orçamentárias. O magistrado lembrou que a Prefeitura doou o terreno e bancou os projetos básicos da construção. “Nós concluiremos o restante da obra”, asseverou, sentenciando que “o TRT é um parceiro agradecido”. O presidente lembrou seu propósito de melhorar ainda mais um serviço público que já é prestado com qualidade e garra.

Ele garantiu que os recursos para a obra já estão reservados. “Nem a crise financeira com origem nos Estados Unidos vai nos impedir de concluir a obra”, brincou o presidente, que foi muito aplaudido. Ele pediu o empenho de todos os envolvidos na construção da obra para que o prédio seja entregue no prazo previsto, agosto de 2009. “Acho que cumprimos nossa missão de interiorizar a Justiça do Trabalho cada vez mais”, concluiu.

Unidade Responsável:
Comunicação Social