Reforma da VT de Araras será providenciada ainda em abril
O presidente do TRT da 15ª, desembargador federal do trabalho Luiz Carlos de Araújo, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira (11/4) o juiz Julio Cesar Roda, titular da Vara do Trabalho (VT) de Araras, a diretora da secretaria da VT, Iara Cristina Uliani Martins dos Santos, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Benedito Ferreira de Campos, e o advogado Antonio Maria Denófrio, ex-presidente e atual diretor da entidade. Eles vieram pedir ao Tribunal a reforma do prédio onde está instalada a VT, que hoje enfrenta sérios problemas hidráulicos e de acessibilidade. Como providência de longo prazo, eles solicitaram a transferência da Justiça do Trabalho local para dependências mais adequadas às suas funções institucionais.
O desembargador Luiz Carlos informou à comitiva que o Tribunal está ciente dos problemas enfrentados em Araras e que já providenciou para que o Banco do Brasil, proprietário do imóvel onde a VT está instalada, tome as medidas necessárias ao pronto restabelecimento das condições de trabalho na unidade. Disse que, além da reforma da rede hidráulica e da impermeabilização da lage de cobertura do prédio, o Banco se comprometeu a substituir o ar condicionado e a reativar o elevador, tendo em vista a transferência da Vara para o segundo andar, que será inteiramente adaptado ao funcionamento do órgão.
Quanto à solicitação de transferência da VT para novas instalações, o presidente afirmou que se a Prefeitura de Araras fizer a doação de um terreno ao TRT, ele poderá buscar recursos para a construção de uma sede própria da Justiça do Trabalho no município, com capacidade, inclusive, para abrigar uma segunda unidade. “Se formos construir, vamos pensar grande, pensar no futuro”, disse o magistrado.
Em 2007, a VT de Araras, com jurisdição também sobre o município de Conchal, recebeu 1.700 novas ações. Segundo estudo prospectivo realizado pelo TRT, a movimentação processual na unidade deverá apresentar um crescimento significativo nos próximos anos.
- 3 visualizações