TRT recebe visita de estudantes de Direito de quatro instituições
Cerca de 120 alunos das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP), do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (UNAR) e do Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (IMMES) visitaram ontem (27/8) a sede do TRT da 15ª Região, em Campinas.
Eles vieram acompanhados dos professores Moysés André Bittar (METROCAMP), Antonio Carlos de Mello Franco (Uniara), Vera Gorron e Maria José Ossick (UNAR) e Carolina Gallotti (IMMES).
Recepcionados por servidores da Escola da Magistratura, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, os visitantes receberam material informativo sobre a composição, organização e funcionamento do Regional Trabalhista. Em seguida, assistiram, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, a um vídeo institucional sobre a estrutura da 15ª Região, produzido pelo Serviço de Comunicação Social. Ali, também presenciaram uma breve explicação do subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado, sobre as atribuições das seções especializadas e da composição plena do Tribunal.
Ainda no Plenário, acompanharam parte de uma sessão da 2ª SDI (Seção de Dissídios Individuais), presidida regimentalmente pelo desembargador federal do trabalho Laurival Ribeiro da Silva Filho. Essa seção especializada é responsável, principalmente, pelo julgamento de ações rescisórias. Antes de iniciar os trabalhos, o desembargador Laurival saudou os estudantes e professores, ressaltando a importância das visitas dos futuros profissionais aos órgãos judiciários, onde podem presenciar como acontecem os julgamentos.
Após um café, os visitantes conheceram os vários setores da Secretaria Judiciária, acompanhados da diretora Regina Célia Ramires Chiminazzo e de sua equipe. Concluído o roteiro original da visita, o grupo de Araraquara também esteve no Fórum Trabalhista de Campinas, onde conheceu o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal (CMAC) e a 7ª Vara do Trabalho de Campinas. Os estudantes foram recebidos pelo titular da VT, o juiz do trabalho Jorge Antonio dos Santos Cota, que respondeu pela titularidade da 2ª VT de Araraquara por cerca de dez anos, até junho passado.
- 16 visualizações