Alimentos arrecadados em seminário são doados a entidade filantrópica
Cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados durante o seminário A Justiça do Trabalho, o Trabalhador e a Previdência Social, promovido pelo TRT, pela Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV) e pela Escola da Advocacia-Geral da União no último dia 20, foram doados pelos realizadores do evento à entidade filantrópica AMIC – Amigos da Criança – Centro Espírita Fé e Amor. Os donativos foram entregues na tarde de ontem (30/3) à professora Maria Isabel Rodrigues, diretora administrativa da AMIC, pelo presidente do Tribunal, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, pelo coordenador da Ematra XV, desembargador Fernando da Silva Borges, e pelo procurador federal Lael Rodrigues Viana, em cerimônia informal realizada no auditório da Ematra, no edifício-sede da Corte, em Campinas, que contou também com a presença do secretário-geral da Presidência do TRT, Nivaldo Dóro Junior.
Filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), a AMIC é uma entidade religiosa sem fins lucrativos que realiza atividade permanente de prestação de serviços sociais gratuitos. Tendo como uma de suas fontes orientadoras o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a associação atua junto à população em situação de risco social, na sua maioria vivendo abaixo da linha da pobreza, priorizando intervenções que visem acolher, amparar e orientar a criança e o adolescente e seu núcleo familiar.
Além dos educandários mantidos no Village, no Distrito de Barão Geraldo, e no Jardim Monte Cristo/Parque Oziel, que atendem a cerca de 560 crianças, a entidade inaugurará no próximo dia 2 de abril um nova unidade na comunidade de Campo Belo, onde deverão ser atendidas mais 100 crianças carentes. A par do provimento da educação formal e de quatro refeições diárias a essas crianças, a AMIC desenvolve, com o apoio de cerca de 200 voluntários, vários projetos nos campos da cultura, do esporte, do lazer e da saúde envolvendo as demais faixas etárias. Todo último domingo do mês, a entidade realiza, na unidade do Jardim Monte Cristo/Parque Oziel, um trabalho mais amplo com as comunidades atendidas, que inclui, entre outros, atendimento médico, acompanhamento a gestantes e a entrega de cestas de alimentos.
“Estamos muito felizes em poder ajudar. É muito gratificante saber que o arrecadado em um único dia permitirá suprir as necessidades alimentares de mais de 650 crianças por uma semana”, afirmou o desembargador Sotero, em nome das demais entidades promotoras do seminário. Segundo o magistrado, o TRT tem o dever de contribuir para tentar superar as dificuldades vividas pela população sob sua jurisdição. Já o desembargador Fernando da Silva Borges ressaltou ser a doação um gesto de “reconhecimento ao trabalho maravilhoso realizado pelos amigos da AMIC”.
Voluntária da entidade há 15 anos, Maria Isabel agradeceu “de coração” o oferecimento. “Toda ajuda é importante. Nada é pouco. Ainda mais importante do que a ajuda material recebida é poder tocar as pessoas, sensibilizá-las para a questão social”, afirmou a diretora administrativa da AMIC, que aproveitou a oportunidade para convidar a todos a conhecer de perto o trabalho comunitário realizado.
- 12 visualizações