Alunos das faculdades Anhanguera e Policamp visitam o TRT
Cerca de 80 alunos de unidades situadas em Campinas das Faculdades Anhanguera e Policamp visitaram ontem (24/6) a sede e o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cemac) do TRT da 15ª Região. O professor José Antonio Cremasco e sua assistente Thássia Proença Cremasco vieram com os estudantes da Policamp. Já os visitantes da Anhanguera estavam acompanhados do professor André Meschiatti Nogueira.
Recepcionados por servidores da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), da Assessoria de Segurança e do Setor de Multimídia da Corte, os futuros bacharéis foram presenteados com material informativo sobre a composição, organização e funcionamento do Tribunal.
No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do TRT, o grupo recebeu as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, e assistiu ao vídeo institucional da 15ª, produzido pelo Serviço de Comunicação Social. Em seguida, o servidor Márcio das Virgens Caiado, subsecretário do Tribunal, fez uma breve exposição sobre as atribuições e o funcionamento do Pleno do Tribunal, da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e das 1ª e 2ª Seções de Dissídios Individuais (SDI).
Ainda no Plenário, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 2ª SDI, presidida pelo vice-presidente judicial do TRT, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, que, ao final dos julgamentos, fez uma exposição aos estudantes sobre o dia a dia do Tribunal e sobre a carreira jurídica como um todo. Após um intervalo para o café, os visitantes subiram ao 14º andar, onde foram recebidos pelo vice-presidente administrativo, desembargador Luiz Antonio Lazarim (que respondia na oportunidade regimentalmente pela Presidência da Corte) e pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa, Claudinei Sapata Marques. O desembargador Lazarim destacou a importância da aprovação pelo Senado, na manhã daquele mesmo dia, de dois projetos que criam cargos de desembargador, de juiz e de servidor para a 15ª Região. As atividades na sede foram concluídas no 15º andar, onde os alunos, conduzidos pelo secretário-geral, Nivaldo Dóro Júnior, conheceram a estrutura da Presidência da Corte, ocasião em que foram recebidos também pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini.
Houve tempo também para uma visita ao Cemac, situado no edifício que abriga a Sede Administrativa do TRT. Nesse prédio, funcionaram até o final do ano passado as varas trabalhistas de Campinas. Ali, além do acervo variado, os estudantes percorreram a exposição permanente “A mulher no mundo do trabalho”, inaugurada em março deste ano. Após uma palestra da servidora responsável pelo Cemac, Cristina Paula Pera, o servidor Mário Frigéri, que compõe a equipe do Centro, autografou os exemplares de seu livro “Português em Decassílabos” com os quais os visitantes foram presenteados.
Por José Francisco Turco
- 9 visualizações