Criados mais três postos avançados da Justiça do Trabalho na 15ª Região
Foi aprovada em Sessão Administrativa do Pleno (colegiado composto de todos os desembargadores) do TRT da 15ª Região realizada nesta quinta-feira, 24/9, na sede do Tribunal, em Campinas, a criação de mais três postos avançados da Justiça do Trabalho na 15ª, que serão instalados nos municípios de Bariri, Jaguariúna e Vinhedo.
Atualmente jurisdicionada pelo Fórum Trabalhista de Campinas, Jaguariúna passará a pertencer à jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de Mogi Mirim, que transfere para a nova unidade o atendimento da população de Holambra e Santo Antonio de Posse. Bariri, por sua vez, continua ligada à VT de Pederneiras, recebendo ainda os processos de Itaju, que deixa de pertencer à Vara de Itápolis. Com a nova configuração, Vinhedo recebe as reclamações trabalhistas de Louveira, mantendo ambas as cidades o Fórum Trabalhista de Jundiaí como “unidade-mãe”.
Durante encontros em que o tema foi tratado no Regional, o presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, tem ressaltado a importância da criação de postos avançados para que o jurisdicionado possa estar cada vez mais próximo do Judiciário Trabalhista, minimizando as dificuldades representadas pela criação de novas varas trabalhistas, que dependem de aprovação no Congresso Nacional.
A possibilidade da criação de postos avançados, como meio de aproximar a prestação jurisdicional de núcleos populacionais mais distantes das sedes das VTs, está prevista na Emenda Constitucional nº 45, de 2004, que promoveu a reforma do Judiciário. As unidades são criadas a partir da aprovação pelo Tribunal Pleno. As prefeituras interessadas disponibilizam servidores de seus quadros, que são treinados pelo TRT, e oferecem toda a infraestrutura necessária.
Atualmente a 15ª possui postos avançados em Américo Brasiliense, Pedreira, Morro Agudo, Pereira Barreto e Igarapava.
Por José Francisco Turco
- 17 visualizações