Des. Lorival Ferreira dos Santos toma posse como conselheiro da Enamat
O desembargador Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), foi empossado na manhã de hoje (9/3), em Brasília, como o mais novo membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A indicação de seu nome foi feita pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em sessão que elegeu e deu posse ao ministro Antônio José de Barros Levenhagen como diretor da Escola, para cumprir um mandato de dois anos. Os ministros do TST Renato de Lacerda Paiva, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e Lelio Bentes Correia, o desembargador José Roberto Pimenta, do TRT da 3ª Região (MG), e o juiz Giovanni Olsson, da 2ª Vara do Trabalho de Chapecó (SC), que já integravam o Conselho, foram reconduzidos aos seus cargos. O ministro João Batista Brito Pereira será o novo vice-diretor da Escola.
Escolhido para saudar a nova direção da Escola, o ministro Vantuil Abdala, decano do TST, ressaltou que a Enamat tem uma enorme responsabilidade social, uma vez que é o primeiro contato do novo juiz com a carreira da Magistratura, a qual, segundo ele, “é feita de dialética, de debate de idéias, e não de imposição. Então, é preciso meditar sobre todas elas, pensar sobre todas as correntes, para poder formar uma convicção”.
Já o presidente do TST, ministro Milton de Moura França, destacou os excelentes resultados produzidos pela Escola, lembrando as dificuldades que os antigos magistrados enfrentaram ao ter que aprender tudo na prática. “Hoje a Enamat sinaliza aos novos juízes as condições de iniciar bem a carreira, não só no plano acadêmico, institucional e jurisdicional, mas também no plano ético, no plano social”, comemorou o magistrado. (Com informações da Enamat)
Por Patrícia Sousa
- 5 visualizações