Diretor da Ematra XV é indicado para o cargo de ministro do TST
O diretor da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), desembargador Lorival Ferreira dos Santos (foto), foi eleito hoje, 22 de setembro, para compor a lista tríplice da qual sairá o próximo ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A escolha foi feita em sessão extraordinária do Pleno (órgão colegiado com todos os 27 ministros) do TST.
Cabe agora ao presidente da República definir quem irá preencher a vaga reservada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do ministro Rider Nogueira de Brito. A lista tríplice será encaminhada ao presidente Lula pelo ministro Milton de Moura França, que preside o TST.
Além de Lorival, fazem parte da lista os desembargadores Augusto César Leite de Carvalho, da 20ª Região (SE), e José Roberto Freire Pimenta, da 3ª (MG). A eleição foi feita mediante voto secreto, a partir de uma lista com 52 desembargadores de Tribunais Regionais do Trabalho. Cada um dos eleitos recebeu 15 votos, um a mais do que o mínimo necessário – 14 votos constituem a maioria absoluta (metade mais um) dos ministros. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TST)
Por Luiz Manoel Guimarães
- 2 visualizações