Estudantes de Direito conhecem as instalações e atividades do TRT

Conteúdo da Notícia

Cerca de 60 estudantes das Faculdades Integradas de Itararé e do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal) participaram, no último dia 7 de outubro, de uma visita à sede do TRT, promovida pela Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª (Ematra XV). Os futuros bacharéis de Itararé estavam acompanhados dos professores Ederaldo Paulo da Silva e Sara de Paula.  Já os estudantes da Unipinhal vieram com o professor Heitor Cavagnolli Corsi. 

O evento teve início no Plenário do TRT, no 1° andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, onde os estudantes, recepcionados por servidores da Ematra, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal, receberam material informativo sobre a composição, organização e funcionamento da 15ª. Após receber as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, eles assistiram ao vídeo institucional produzido pelo Serviço de Comunicação Social. Em seguida, o subsecretário do Tribunal Pleno, Márcio das Virgens Caiado, explicou aos estudantes como atuam as Seções, Turmas e Câmaras do TRT.

Ainda no Plenário, os visitantes assistiram a uma sessão de julgamento da Seção de Dissídios Individuais (SDI-1), presidida pelo desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, corregedor da 15ª. Na ocasião, o desembargador Luiz Roberto Nunes esclareceu os alunos sobre a impenhorabilidade do salário, um dos temas discutidos na sessão.

Após um intervalo para o café, os estudantes subiram até o 15° andar para conhecer a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência e do gabinete do presidente. Eles foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e pelo secretário-geral, Nivaldo Dóro Júnior, que representavam o presidente, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. Na ocasião, Sotero estava em Belo Horizonte, para participar da abertura do IV Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho e de reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

A visita foi concluída com uma conversa informal com magistrados no Auditório 1 da Ematra, no 3º andar, ocasião em que foram esclarecidas as dúvidas dos alunos relativas aos julgamentos da sessão assistida. Além do corregedor regional, responderam as perguntas dos estudantes o vice-presidente administrativo do TRT e os presidentes da 7ª e da 10ª Câmara, os desembargadores Luiz Antonio Lazarim, Renato Buratto e José Antonio Pancotti, respectivamente, além dos juízes auxiliares Claudinei Sapata Marques (Vice-Presidência Administrativa) e José Otávio de Souza Ferreira (Vice-Presidência Judicial). O desembargador Pancotti representou a Ematra XV na ocasião.

Por Patrícia Campos de Sousa
Colaborou Milena Bicudo

Unidade Responsável:
Comunicação Social