Estudantes de quatro instituições de ensino conhecem o Tribunal

Conteúdo da Notícia

Quase 120 alunos da POLICAMP (Campinas), da Faculdade Jaguariúna (FAJ), da UNIP (Sorocaba) e da UNIVAP (São José dos Campos) visitaram ontem (2/9) a sede do TRT, em Campinas. Entre outras atividades, eles foram recebidos na Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), organizadora do evento, pelos desembargadores Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, presidente do Tribunal; Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, vice-presidente judicial; Flavio Allegretti de Campos Cooper; corregedor regional; e Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Ematra, que estavam acompanhados do juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa, Claudinei Sapata Marques, e do desembargador aposentado e ex-vice-presidente da Corte Antônio Miguel Pereira.

Juntamente com os professores Maria Cláudia Jonas Fernandes (POLICAMP e FAJ), Carlos Alberto Rossi Júnior e Léa Luiza Zaccariotto (UNIP) e Márcia Duarte Spina (UNIVAP), os alunos foram inicialmente recepcionados por servidores da Ematra, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal.

No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do TRT, o grupo recebeu as boas-vindas do secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, e assistiu ao vídeo institucional da 15ª, produzido pelo Serviço de Comunicação Social. No mesmo espaço, o diretor-geral de coordenação judiciária, Edmilson Santos de Miranda, fez uma breve exposição sobre as atribuições e o funcionamento do Pleno do Tribunal, da Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e das 1ª e 2ª Seções de Dissídios Individuais (SDI). Ainda no Plenário, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 1ª SDI, presidida pelo desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que julga principalmente habeas corpus e mandados de segurança.

Em seguida os visitantes subiram ao 3ª andar do edifício-sede, onde conheceram a Biblioteca do TRT. Após um intervalo para o café, eles lotaram o Auditório 1 da Ematra. Ali, o desembargador Sotero agradeceu a visita, destacando as dimensões da 15ª e o volume das demandas judiciais e administrativas delas decorrentes. O presidente também enalteceu o trabalho desenvolvido pela Escola no aprimoramento de magistrados e servidores. O desembargador Zanella, por sua vez, ressaltou a satisfação do Tribunal em receber os futuros bacharéis, ajudando a tornar o Judiciário mais conhecido. O vice-presidente judicial enfatizou que os alunos, ao conhecerem a realidade do TRT, “tornam-se nossos multiplicadores junto à comunidade”. Já o desembargador Lorival Ferreira dos Santos disse que é sempre uma satisfação mostrar a grandiosidade do trabalho da 15ª, “que muito nos orgulha”. Ele cumprimentou as entidades educacionais pela iniciativa, lembrando que, na época em que foi professor em cursos de Direito oferecidos em Araçatuba e em Campinas, “sempre levava os alunos para conhecer a Justiça”. Para o juiz Claudinei, essas visitas podem parecer uma atividade simples, mas se revestem de grande importância, pois permitem um contato mais direto dos futuros profissionais com o mundo jurídico.

Após responder a várias perguntas, o desembargador Cooper recebeu uma lembrança da professora Márcia Duarte Spina, em nome da Reitoria da UNIVAP, instituição em que o magistrado lecionou por dez anos. O diretor da Ematra também foi presenteado, em agradecimento à acolhida.

Por José Francisco Turco

Unidade Responsável:
Comunicação Social