Maria Cristina Mattioli toma posse como a mais nova desembargadora do TRT

Conteúdo da Notícia

Após 21 anos na magistratura de primeiro grau, Maria Cristina Mattioli foi empossada nesta quarta-feira (4/11) como a mais nova desembargadora do TRT da 15ª Região. A cerimônia de sua posse, conduzida pelo presidente do Regional, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, lotou o Salão Nobre da Presidência do Tribunal, em Campinas, reunindo boa parte dos titulares da Corte, além de juízes de primeira instância, servidores e amigos e familiares da magistrada. Promovida por antiguidade, a ex-titular da 4ª Vara do Trabalho de Bauru ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Paulo de Tarso Salomão, ocorrida em 20 de julho.

“O TRT está em festa. É mais uma mulher a compor nossa Corte”, disse o desembargador Sotero, ao saudar a nova integrante. “A promoção ao cargo de desembargador representa a renovação, por parte do Tribunal, da confiança depositada no juiz de primeiro grau. Depois de 21 anos de carreira, a magistrada já está mais que aprovada”, brincou o presidente.

Sotero ressaltou ainda, como peculiaridade da Magistratura diante das demais carreiras, o fato de a carga de trabalho do magistrado se acentuar com a progressão profissional. “A realidade nos tribunais superiores é de muito trabalho, mas estou certo de que a desembargadora será capaz de solucionar com sabedoria os conflitos que lhe forem colocados. A magistrada seguramente vem para somar, para modernizar o Direito e a instituição.”

Emocionada, Mattioli agradeceu aos presentes pelo carinho e prometeu cumprir com empenho a missão assumida. “Todos os que aqui estão são muito importantes para mim.” Após a cerimônia, seguiu-se um coquetel oferecido pela desembargadora.

Carreira

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Cristina Mattioli ingressou na Magistratura do Trabalho da 15ª Região em 1º de dezembro de 1988, aprovada em concurso público para juiz substituto. Em novembro de 1990 foi promovida, por merecimento, a juíza titular, assumindo a presidência da Junta de Conciliação e Julgamento – JCJ, antiga denominação das atuais varas trabalhistas – de Bauru. Titular da 4ª VT da cidade desde janeiro de 1994, exerceu também a direção do Fórum Trabalhista local.

Mestre em Direito pela Universidade de Harvard (1994) e doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Mattioli tem pós-doutorado pela Universidade de Harvard (2003) e também pela The London School of Economics and Political Sciences (2004). Paralelamente à atuação como magistrada, leciona Bioética no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sagrado Coração, em Bauru.

O ato de sua nomeação para o cargo de desembargadora da 15ª foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 27 de outubro e publicado na edição do dia seguinte do Diário Oficial da União. A indicação de Mattioli para integrar a composição do TRT foi feita em Sessão Administrativa do Tribunal Pleno realizada em 13 de agosto passado.

Por Patrícia Campos de Sousa
 

Unidade Responsável:
Comunicação Social