Metalúrgicos e empresários do setor aeronáutico de S. J. dos Campos avançam nas negociações

Conteúdo da Notícia

Nova reunião direta entre as partes ocorre nesta segunda, 26/10 

Audiência de conciliação prosseguirá no dia 28,
quarta-feira, na sede do Tribunal

Em audiência realizada nesta quinta-feira, 22/10, em São José dos Campos, conduzida pelo vice-presidente administrativo do TRT da 15ª Região, desembargador Luiz Antonio Lazarim, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São José dos Campos e Região e as empresas Sonaca Brasileira Aeronáutica Ltda. e Sopeçaero Sobraer Peças Aeronáuticas Ltda. – fornecedoras de peças para a Embraer – deram mais um passo para pôr fim ao impasse em suas negociações coletivas. A reunião foi realizada na sede da Sonaca, para onde o desembargador Lazarim se dirigiu a fim de estabelecer a negociação direta entre as partes.

A partir de proposta conciliatória formulada pelo magistrado, após várias horas de negociação, representantes sindicais dos metalúrgicos, apoiados por uma comissão de trabalhadores, apresentaram contraproposta que, entre outros pontos, institui reajuste salarial de 8% a partir de setembro de 2009, mais 2% a partir de fevereiro de 2010, além do pagamento, em novembro próximo, da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2009. A proposta inclui ainda a formação de uma comissão de negociação constituída por empregados das empresas com o objetivo de negociar a segunda parcela do PLR de 2009 e o PLR de 2010, além da garantia de emprego até 31 de dezembro deste ano e do abono de 50% dos dias parados e compensação dos demais, conforme a proposta apresentada pelo desembargador.

Nova reunião de negociação foi marcada para a próxima segunda-feira, 26 de outubro, às 16 horas, na sede do sindicato profissional. No dia 28, quarta-feira, às 15 horas, representantes dos metalúrgicos e dos empresários voltam a se reunir na sede do TRT, em Campinas, para dar prosseguimento à audiência conciliatória. (Processo 1857-2009-000)

Por Patrícia Campos de Sousa

Unidade Responsável:
Comunicação Social