Presidente do TRT representa a Corte na abertura da Semana Nacional de Conciliação, em São Paulo
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, representou o Tribunal hoje, 7 de dezembro, em São Paulo, capital, na solenidade de abertura da Semana Nacional de Conciliação. Realizada no Memorial da América Latina, a cerimônia foi comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes. “Foi com olhos voltados para a redução da demanda e para a transformação da cultura excessivamente judicialista brasileira que o CNJ lançou em agosto de 2006 o projeto ‘Conciliar é legal’. Em 2008, 56 tribunais realizaram 360 mil audiências de conciliação, com 44% de processos solucionados de forma definitiva, evitando o congestionamento do sistema e garantindo cidadania às partes envolvidas”, destacou o ministro, em seu pronunciamento.
Além do presidente do CNJ e do desembargador Sotero, compuseram a Tribuna de Honra da cerimônia as seguintes autoridades: o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp; a presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região (SP e MS), desembargadora Marli Marques Ferreira; o presidente do TRT da 2ª Região, desembargador Decio Sebastião Daidone; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi; o secretário de estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, representando o governador do Estado de São Paulo, José Serra; o deputado estadual Fernando Capez, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Antônio Barros Munhoz; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o ex-governador do estado Cláudio Lembo, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; e o presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Leça.
Na Semana Nacional de Conciliação de dezembro de 2008, a Justiça do Trabalho da 15ª Região totalizou R$ 28.645.407,03 em valores conciliados, em 5.915 audiências, com 2.587 acordos. Este ano, somando a Semana de Conciliação exclusiva da 15ª em maio, em homenagem ao Dia do Trabalho, e a Semana Nacional de Conciliação realizada em setembro para acelerar o cumprimento da chamada Meta 2 – que preconiza a solução, ainda este ano, de todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005 em todos os órgãos da Justiça –, a 15ª chegou a R$ 118.257.154,89 em créditos gerados para os trabalhadores. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF da 3ª Região)
Por Luiz Manoel Guimarães
- 1 visualização