Tribunais com sede em Pernambuco realizam Fórum Regional de Arquivos Judiciais
“Fórum Regional de Arquivos Judiciais: gestão e preservação documental – dos arquivos textuais aos arquivos eletrônicos”. Com esse tema principal, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região e o Tribunal de Justiça de Pernambuco realizam até o final da tarde desta sexta-feira, 13 de novembro, em Recife, cidade-sede das três Cortes, o Fórum Regional de Arquivos Judiciais, para proporcionar a troca de experiências entre os órgãos que lidam com a guarda de documentos em todo o Brasil, além de debater a adoção de novas tecnologias de gerenciamento documental.
Com mais de 400 inscritos, incluindo historiadores, arquivologistas, bibliotecários, gestores de documentos e estudantes, o encontro começou na quarta, 11, com uma palestra do historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Antônio Montenegro, que falou sobre “Autos Findos da Justiça do Trabalho: por um lugar na memória”. Da 15ª Região, participa a presidente da 1ª Turma do TRT, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, que proferiu, na manhã da quinta-feira, 12, a palestra “A preservação da memória social e da Justiça do Trabalho no Brasil”. A magistrada é membro da diretoria do Fórum Amplo Nacional Permanente em Defesa da Preservação Documental da Justiça do Trabalho e integra também a Comissão de Preservação da Memória da Justiça do Trabalho da 15ª Região, presidida pelo desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, vice-presidente judicial do TRT. Em Recife, a desembargadora representa ainda o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do Regional.
Segundo os organizadores, a programação do Fórum Regional inclui sessões plenárias e oficinas, com a presença dos maiores especialistas em gestão documental do País. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-6)
Por Luiz Manoel Guimarães
- 1 visualização