Turma da Pós-Graduação no TRT assiste à última aula do curso

Conteúdo da Notícia

Foi ministrada nesta sexta-feira, 22 de maio, no Auditório 1 da Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV), a última aula do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Processo do Trabalho, fruto de convênio entre o TRT da 15ª Região e a Universidade Presbiteriana Mackenzie e que contou com a supervisão da Escola da Magistratura. Coube à juíza Laura Bittencourt Hinz, titular da Vara do Trabalho de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, ministrar a aula. Ela tratou do tema "Questões práticas na execução trabalhista".

Antes da aula, na Mesa composta pelos desembargadores Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, Flavio Allegretti de Campos Cooper e Lorival Ferreira dos Santos – respectivamente o presidente do TRT, o corregedor regional e o diretor da Ematra XV –, além da juíza Laura, o desembargador Lorival ressaltou a qualidade do curso, organizado nos mesmos moldes de outro realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O magistrado destacou, entre outros aspectos, que, pela participação de vários magistrados da 15ª na condição de docentes, o curso não só alcançou um nível de excelência, mas também pôde ser oferecido em condições bastante acessíveis à turma, composta por juízes e servidores do Regional. "É importante assinalar ainda que o nível dos professores da Universidade Mackenzie foi igualmente decisivo para a alta qualidade das aulas", frisou o diretor da Escola da Magistratura.

Já o desembargador Sotero elogiou a coragem dos alunos, que desde novembro de 2007, quando teve início o curso, enfrentaram uma maratona de aulas nas noites de sexta-feira e nas manhãs de sábado, sem qualquer prejuízo ao expediente normal de trabalho. No total foram 376 horas-aula. O presidente do Tribunal parabenizou a turma pela qualidade demonstrada ao longo do curso, característica também ressaltada pela Universidade parceira, conforme externou Sotero.

Na manhã do sábado, 26, a turma fez a última prova, aplicada pela professora Daniela Cartoni, da Mackenzie. Foram duas questões que versaram sobre a inclusão, no polo passivo da execução, de empresa do mesmo grupo econômico da executada. Para concluir definitivamente o curso, resta agora a apresentação de monografia.

Por Luiz Manoel Guimarães

Unidade Responsável:
Comunicação Social