Centro de Memória do TRT completa hoje 6 anos e adota tecnologia de ponta para preservar o passado

Conteúdo da Notícia

Escâner importado da Alemanha é o único do gênero no Brasil e vai ser usado na digitalização de 75 mil processos e outros documentos

Por Luiz Manoel Guimarães, com informações do CMAC

O Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT da 15ª Região comemora hoje, 21 de outubro, seu sexto aniversário, com um importante reforço em sua missão de preservar a memória da Corte: um sofisticado escâner, importado da Alemanha e equipado com duas câmeras fotográficas de alta resolução (600 ppi). O equipamento vai permitir a digitalização de aproximadamente 75 mil processos encerrados, além de outros documentos históricos e fotografias que integram o acervo do CMAC. Todo esse conteúdo ficará disponível à população, para consulta no site do Tribunal.

A máquina pode escanear documentos de dimensões até o tamanho A2 (420 mm de largura e 594 mm de altura), superior a um exemplar do Diário Oficial aberto ao meio. Para suportar os 150 quilos do escâner, foi construída uma mesa exclusiva, produzida pelos marceneiros do TRT.

O poderio da máquina lhe valeu o apelido de “dragão”, dado por seus operadores. “Dragão” é o único de sua “espécie” no Brasil, garante o importador.

“O novo equipamento representa um salto de qualidade na guarda e conservação do acervo do Tribunal, tendo em vista a altíssima qualidade das imagens capturadas”, destacou a diretora da Secretaria Judiciária do TRT, Regina Célia Ramires Chiminazzo.

Proteção


O Centro de Memória retrata a organização da Justiça Trabalhista e o trabalhador brasileiro desde a criação, em 1930, do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), precursor do Tribunal Superior do Trabalho, até o momento atual. Entre as principais funções do CMAC, está a proteção do acervo arquivístico do TRT, que serve, inclusive, de prova ou fonte de pesquisa. Além de processos e fotografias, o acervo do Centro de Memória inclui livros, registros de áudio e vídeo (CDs, fitas VHS, fitas cassete etc.), revistas e outros periódicos, como, por exemplo, o Boletim Informativo do TRT da 15ª, editado desde a fundação da Corte, em 1986. Abrange também peças de vestuário e outros objetos tridimensionais.

Outro objetivo do CMAC é dar suporte às atividades de pesquisa nas áreas de Humanidades e oferecer à sociedade e à comunidade científica um serviço de organização, preservação, conservação, acesso e disseminação do patrimônio histórico-cultural da Justiça do Trabalho.

O CMAC funciona na sede administrativa do TRT, na esquina das Ruas Conceição e Dr. Quirino, no Centro de Campinas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social