Cerca de 20 magistrados participam de encontro em São José dos Campos
Por José Francisco Turco
Aproximadamente 20 magistrados participaram na última sexta-feira (23/7), no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, de encontro com o Vice-Presidente Administrativo do TRT, desembargador Luiz Antonio Lazarim. Foram abordados o Plano Plurianual do Tribunal (2010-2014), emprego da tecnologia para a agilização dos procedimentos processuais e assuntos relacionados a gestão de pessoas, entre outros. Ali também foi apresentado o esboço do processo eletrônico, que será inicialmente implantado nas ações de competência originária do Tribunal. Entre os participantes, estavam os Juízes Renan Ravel Rodrigues Fagundes e Luciane Storel da Silva, respectivamente, auxiliares da Vice-Presidência Administrativa e da Corregedoria Regional. Também esteve presente a diretora do Fórum Trabalhista local, Juíza Antônia Sant’Ana, juntamente com juízes titulares e substitutos que atuam no Vale do Paraíba.
Uma das palestras foi proferida pelo Juiz Saint-Clair Lima e Silva, que atua no Grupo de Apoio à Execução (Gaex) do Fórum Trabalhista de Campinas. Ele detalhou os esforços empreendidos pelo Gaex na busca de soluções mais rápidas para o efetivo pagamento do que é devido aos trabalhadores. A partir da segunda quinzena de agosto, o Judiciário Trabalhista em São José dos Campos também implantará os serviços do Gaex, que serão conduzidos pelo Magistrado Adhemar Prisco da Cunha Neto. O evento marcou ainda a inauguração de uma sala de trabalho para os juízes substitutos nas dependências do Fórum Trabalhista.
Esse foi o terceiro encontro mantido pelo desembargador Lazarim com os magistrados de 1ª instância da 15ª, conforme Plano de Ação da Presidência do Tribunal. Os anteriores aconteceram no mês de junho nos Fóruns Trabalhistas de Campinas e Jundiaí. Ao final do encontro em São José dos Campos, o Vice-Presidente Administrativo destacou o bom nível dos trabalhos ali desenvolvidos e o interesse dos magistrados nas novas tecnologias e nas modernas técnicas de administração em benefício dos jurisdicionados. "Foi um encontro muito proveitoso", sentenciou.
Para a Juíza Antônia Sant’Ana, a iniciativa do Tribunal "é importantíssima". Entre os temas expostos pelo desembargador Lazarim, a Juíza destacou, especialmente, os relativos ao processo eletrônico e outras facilidades relacionadas a informática, "que certamente otimizarão o andamento dos processos". Ela ressaltou ainda os conhecimentos passados aos magistrados sobre gestão de pessoas e trabalho com metas.
- 1 visualização