Começam esta semana os cursos de Português e Informática para trabalhadores terceirizados do TRT

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Os 150 colaboradores terceirizados do TRT da 15ª que se inscreveram nos cursos de Português e Informática oferecidos pelo Regional começam as aulas na próxima semana. No dia 1º, inicia a turma de Informática. Na quinta-feira, 2 de setembro, começa a turma de Português. A procura foi mais intensa para o curso de Informática, para o qual 102 interessados se inscreveram. Para o de Português, o total chegou a 48.

A grande procura pelas aulas de Informática determinou, de pronto, a decisão dos organizadores do curso em realizar, em 2011, uma segunda edição. Isso porque a sala que receberá a primeira turma de 44 alunos não comporta mais gente. São ao todo 22 computadores (que serão usados em duplas) oferecidos aos terceirizados pela Escola Judicial do TRT. Os 48 inscritos para as aulas de Português poderão fazer o curso todos neste ano, sem limitação de vagas.

O curso de Informática será ministrado em 12 aulas expositivas, sempre às quartas-feiras, das 10h às 12h, na Escola Judicial, localizada no 3º andar do edifício-sede do Tribunal, vai abranger noções básicas com objetivo de promover a inclusão digital dos trabalhadores. Os idealizadores do curso esperam que os alunos, depois do curso, possam estar capacitados para compreender os princípios básicos do funcionamento dos computadores, utilizar os aplicativos mais comuns (Windows, BROffice), além da internet e do correio eletrônico.

O curso de Português, ministrado em 23 aulas, às terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, no auditório do 1º andar da sede administrativa da Corte, abrange compreensão, interpretação e produção de texto. Também serão ministradas noções de gramática, como ortografia, acentuação, flexão verbal e nominal, pronomes, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação e crase.

O objetivo do curso é promover a funcionários terceirizados, com nível de escolaridade de ensino médio, maior inserção social, além de habilidades intelectuais para possível crescimento profissional e econômico.

Unidade Responsável:
Comunicação Social