Conteúdo ético nas sentenças é discutido em encontro promovido pela Escola Judicial
Por Ademar Lopes Junior
A Escola Judicial promoveu na última sexta-feira, 23/7, no auditório do Fórum Trabalhista de Campinas, um Encontro de Magistrados com o tema “Conteúdo Ético das Sentenças Judiciais”. No evento de duas horas, foi apresentado um vídeo da palestra proferida na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em 2009, pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini.
O encontro, coordenado pela juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, diretora do Fórum Trabalhista de Campinas, foi dirigido a magistrados da Circunscrição de Campinas e contou com a participação do vice-presidente judicial do TRT da 15ª, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, e do desembargador da 5ª Câmara, Samuel Hugo Lima, além de 11 magistrados titulares e substitutos.
No primeiro encontro de magistrados, a juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, representante da Escola Judicial na Circunscrição de Campinas desde junho, preferiu promover discussões menos técnicas e mais filosóficas. O vídeo apresentado deu o tom da conversa: “ética”. Para a juíza Scagliusi, “o assunto é necessário numa sociedade de valores tão invertidos e cada vez mais perdida, especialmente para os juízes, que têm de dizer o que é certo e o que é justo”.
Scagliusi lembrou que a “ética” passou a ser matéria de prova para magistrados, o que reforça ainda mais a necessidade de estudos e debates entre os juízes que, de modo geral, buscam essa “troca”. A magistrada não descarta, nos próximos encontros, um debate mais técnico, ligado ao mundo do trabalho. Os magistrados que participaram do primeiro encontro já escolheram o próximo dia 24 de setembro para uma nova reunião, quando deverão assistir a um filme temático (ainda sem título definido) sobre um assunto que desperte uma discussão jurídica ou filosófica.
- 4 visualizações