Em reunião de magistrados em Vitória, ES, presidente do TRT debate demandas do CNJ
Por Luiz Manoel Guimarães
O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, foi uma das autoridades presentes, nesta quarta-feira, 22 de setembro, ao 5º Encontro Regional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação dos conselheiros Nelson Tomaz Braga e Marcelo Rossi Nobre, da Comissão de Relacionamento Institucional e Comunicação do CNJ. A reunião foi realizada na sede do Tribunal de Justiça capixaba, em Vitória, e nela foram colhidas sugestões e debatidas demandas relativas às atividades do CNJ. O evento também foi uma oportunidade para as autoridades trocarem experiências para o aprimoramento da prestação jurisdicional.
Pela manhã, o evento reuniu presidentes, corregedores e diretores de fóruns dos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais Regionais Federais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um dos pontos de destaque foi a discussão sobre a autonomia dos Tribunais frente ao CNJ. Os magistrados frisaram que a atuação do Conselho atualmente está voltada ao diálogo com as demais instâncias da Justiça. "A nova política do CNJ é ouvir todos os tribunais e os demais atores do Judiciário. O CNJ não é órgão censor e, sim, planejador. A meta é construir uma nova Justiça, mais voltada ao cidadão", assinalou o conselheiro Nelson Tomaz Braga. Ele afirmou que as questões pontuadas na reunião serão tomadas como sugestões para o aperfeiçoamento do Conselho.
À tarde os conselheiros se reuniram com autoridades do Ministério Público e representantes da OAB capixaba. A última reunião do dia foi com representantes de sindicatos do Judiciário dos três estados.
Segundo Nelson Tomaz Braga, o último encontro regional será realizado em 27 de outubro deste ano. Após isso, a Comissão de Relacionamento Institucional e Comunicação vai elaborar um relatório final com as sugestões e reivindicações apresentadas. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TJES)
- 2 visualizações