Enamat: curso sobre administração de TRTs deve se tornar permanente
Por Ademar Lopes Junior, com informações da Assessoria de Imprensa da Enamat
Encerrou-se na quinta-feira (20/5), na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), o 1º Curso de Formação Continuada em Administração de Tribunal Regional do Trabalho. Com carga horária total de 28 horas, o curso foi criado por iniciativa do diretor da Enamat, ministro Barros Levenhagen, com apoio do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor), com a proposta de propiciar aos ocupantes de cargos de direção dos Regionais a oportunidade de discutir temas específicos ligados à administração, como orçamento, gestão de pessoas e licitações.
Do TRT da 15ª Região, participaram o presidente e o vice-presidente administrativo, respectivamente os desembargadores Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva e Luiz Antonio Lazarim.
No encerramento do encontro, o ministro Barros Levenhagen destacou o ineditismo da iniciativa. “Nunca se pensou em realizar um curso desta dimensão e com essa proposta”, afirmou. O diretor da Enamat reiterou que se tratou de um curso-piloto. A equipe da Escola vai se reunir e, com ajuda da avaliação dos participantes e do Coleprecor, deliberar sobre o aperfeiçoamento do programa, com a perspectiva de que se torne permanente na grade da Enamat. “É um curso necessário, e creio que todos tiveram essa precisa percepção de que precisamos ter pelo menos noções básicas sobre a administração de um Tribunal Regional”, enfatizou Levenhagen.
O ministro agradeceu aos presidentes, vice-presidentes e corregedores regionais pela adesão à proposta, “que contribui sobremaneira para a consolidação da Escola Nacional como órgão fomentador do aperfeiçoamento dos magistrados, inclusive e sobretudo agora, na área administrativa”.
No último dia, planejamento estratégico e contratação de bens e serviços
No último dia do curso, na parte da manhã, os desembargadores participaram de exposição sobre a importância do planejamento estratégico para o sucesso e para a continuidade das iniciativas da administração dos Regionais, com os técnicos Vivian Gonçalves Lopes, da Assessoria de Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e André Cavalcanti, da Enamat.
À tarde, o técnico Fabiano de Andrade Lima, ex-coordenador de Licitações e Contratos, ex-secretário de Administração, Orçamento e Finanças e consultor na área de licitações e contratos do TST, explicou as peculiaridades da contratação de bens e serviços pela Justiça do Trabalho.
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