Estudantes acompanham com entusiasmo atividades no TRT

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco, colaborou Fernanda Rodriguez

A terceira visita de estudantes à sede do TRT da 15ª Região este ano reuniu, nesta quarta-feira (12/5), cerca de 70 alunos de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), de São José dos Campos, e da Faculdade Anhanguera de Valinhos. A visita teve início no Plenário Ministro Coqueijo Costa, onde os futuros bacharéis foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência, Nivaldo Dóro Júnior, e pelo diretor-geral de Coordenação Judiciária do Tribunal, Edmilson Santos de Miranda. “Nossos acórdãos são uma referência para todo o País, em vista da riqueza jurisprudencial das decisões da Corte”, afirmou Nivaldo, que também é professor universitário, após discorrer sobre a diversidade econômica e social da área geográfica abrangida pela 15ª e sobre a variedade de temas que acabam sendo tratados nos processos ajuizados no Regional. Edmilson, por sua vez, incumbiu-se de explicar aos visitantes detalhes sobre o funcionamento das Seções Especializadas do Tribunal.

Depois de assistir ao vídeo institucional do TRT, os alunos presenciaram uma sessão de julgamentos da Seção de Dissídios Coletivos (SDC), presidida regimentalmente pelo vice-presidente administrativo da Corte, desembargador Luiz Antonio Lazarim. “É uma grata satisfação receber os acadêmicos de Direito que, em breve, poderão estar sustentando nesta tribuna ou judicando conosco”, disse o magistrado ao abrir os trabalhos. Lazarim, que também preside a Comissão de Informática da Corte, comentou os avanços tecnológicos que já auxiliam nos julgamentos no Tribunal, enfatizando que todo o funcionamento da sessão já está informatizado.

Após uma pequena pausa para o lanche, oferecido pela Escola Judicial, os estudantes visitaram a Biblioteca do TRT e, em seguida, foram recebidos pelo presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, em seu gabinete. O presidente ressaltou a importância de conhecer um Tribunal Regional do Trabalho e a necessidade de “prosseguir sempre nos estudos”. O magistrado lembrou que, nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho o TRT fará o 10º Congresso de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. “Todos devem ir, pois teremos grandes nomes do Judiciário. É uma ótima oportunidade para vocês.”

Durante toda a programação os estudantes foram recepcionados por servidores da Escola Judicial, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Regional. Acompanhando o grupo vieram os professores Márcia Duarte Spina, da Univap, e Milton Fernandes Alves, da Faculdade Anhanguera, para quem a experiência mostrou-se bastante gratificante. “Sair da sala de aula, dos bancos acadêmicos, e levar os alunos para conhecer as dependências de um Tribunal Regional do Trabalho é uma prática estimulante”, afirmou o professor Alves. Ele destacou ainda a importância da visita para a definição da área de ênfase de cada aluno. “Eu, particularmente, vou torcer para que muitos se direcionem para o Direito do Trabalho, que é a minha área.”

Unidade Responsável:
Comunicação Social