Fórum Trabalhista de Presidente Prudente inaugura novo espaço

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Foi inaugurado no último dia 17 de junho um novo espaço no Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, que inclui um auditório com capacidade para 50 pessoas, uma sala de audiências anexa às duas Varas do Trabalho (VTs) e uma sala de assistentes, além de gabinetes de juízes. Segundo o diretor do Fórum e titular da 1ª VT, juiz José Roberto Dantas Oliva, as novas dependências irão melhorar as condições de trabalho de juízes, servidores e advogados, proporcionando principalmente um melhor atendimento aos jurisdicionados. O magistrado informou que as melhorias permitirão que até 30 audiências sejam realizadas em um único período, sendo dez em cada sala de audiências das duas VTs e outras dez na sala inaugurada.

Além do juiz Oliva, compuseram a Mesa de Honra dos trabalhos o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, o titular da 2ª VT, juiz Léo Minoru Ozawa, o diretor do Fórum da Justiça Federal em Presidente Prudente, juiz Cláudio de Paula dos Santos, o presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marinaldo Muzy Villela, e o gerente-geral da Agência Centro do Banco do Brasil no município, José Acir Marcondes. A inauguração contou ainda com a presença de várias personalidades e representantes de diversos setores da sociedade.

Em seu discurso, Oliva destacou que tudo tem sido feito para que a justiça não tarde “ou, ao menos, não tarde muito, em cumprimento ao principio da razoával duração do processo, insculpido na Constituição Federal da República”. O magistrado disse que encontrou na atual Administração do TRT da 15ª, bem como na gestão anterior, o apoio para incrementar melhores condições com vistas a levar a Justiça da maneira mais rápida possível ao jurisdicionado. Ele enfatizou que o atual presidente do Regional, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, determinou que todos os móveis e equipamentos necessários para as novas instalações fossem montados. O diretor do Fórum enfatizou ainda o suporte dado pelo Banco do Brasil, “que desde as gestões passadas, e nesta igualmente, além de ceder estas instalações que hoje ocupamos, tudo fez para que tivéssemos condições de montar este moderno e prático auditório, da Escola Judicial do TRT da 15ª Região, fornecendo móveis e equipamentos necessários”.

Concluindo, o juiz diretor do Fórum reforçou que as novas dependências, agora inauguradas, propiciarão a todos um melhor atendimento por parte da Justiça do Trabalho. “Este espaço é de todos nós e do jurisdicionado de um modo geral.”

Cidade ganhará novo Fórum Trabalhista

Durante a solenidade, foram exibidas imagens em três dimensões de uma maquete eletrônica do novo Fórum Trabalhista que será construído na cidade. Em nome também de seu colega Léo Minoru e de todos os servidores da Justiça do Trabalho local, Dantas Oliva agradeceu ao prefeito Milton Carlos de Mello, “que forneceu-nos todos os projetos necessários para a construção do Fórum, pensado apenas no bem da coletividade, uma vez que, em se tratando de Poder Judiciário, nada em troca pode ser oferecido”.

O projeto prevê um prédio de cinco andares, dotado de recursos de acessibilidade para idosos e deficientes físicos, com 4.200 metros quadrados, na Avenida 14 de Setembro – pista sul do Parque do Povo –, num terreno também doado pela Prefeitura, onde já foram feitas as fundações do edifício. Atualmente o Judiciário Trabalhista está instalado na Rua Tenente Nicolau Maffei, nº 307, no Centro da cidade.

Unidade Responsável:
Comunicação Social