Futuros bacharéis conhecem a sede do TRT da 15ª Região

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães e Fernanda Rodriguez

No início da tarde desta quarta-feira, 22 de setembro, último dia do inverno, mas sob forte sol, cerca de 50 alunos da Faculdade de Direito de Itu (Faditu), da Universidade Paulista (Unip) de São José do Rio Preto e da Unip de Campinas visitaram o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, acompanhados, respectivamente, pelos professores Romeu Gonçalves Bicalho, Eliani Cristina Cristal Nimer e Paulo Vosgrau Rolim. Servidores da Escola Judicial, da Assessoria de Segurança e do Setor de Imprensa do Tribunal receberam os alunos e deram início às atividades no Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede da Corte.

Olhares atentos tomaram conta do saguão. Os estudantes comentaram a beleza das novas instalações do Plenário, inauguradas em 30 de novembro de 2009. Eles receberam o material informativo sobre a composição, a organização e o funcionamento do Tribunal. Em seguida, o secretário-geral da Presidência do TRT, Nivaldo Dóro Júnior, deu as boas-vindas e desejou uma ótima estada ao grupo. Ainda no Plenário, os futuros bacharéis assistiram ao vídeo institucional da Corte.

O vice-presidente judicial, desembargador Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, também falou aos estudantes. De acordo com o desembargador, “o Judiciário, mesmo com as campanhas contrárias, ainda é um poder muito respeitado”. O magistrado explicou aos alunos vários procedimentos que norteiam os julgamentos das ações rescisórias e salientou a importância das visitas de estudantes ao Tribunal. “Vocês serão os nossos multiplicadores”, finalizou Zanella, para, em seguida, presidir a sessão da 3ª Seção de Dissídios Individuais, sob os olhares dos acadêmicos.

Em seguida à sessão, por volta das 15h, o grupo seguiu para o 15º andar, para conhecer a estrutura da Presidência, incluindo o gabinete do presidente e o Salão Nobre, onde são realizadas reuniões com autoridades. Eles foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Edison dos Santos Pelegrini, e pelo secretário-geral, que representavam o presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva. Na ocasião, Sotero se encontrava no Espírito Santo, participando do 5º encontro Regional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após uma pausa para o coffee break, a visita foi encerrada no Auditório 1 da Escola Judicial, no 3º andar, com a presença do diretor da instituição, desembargador Lorival Ferreira do Santos, que gentilmente convidou os professores das universidades para compor a mesa e conversar com os estudantes.

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social