Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social entrega aparelhos de GPS ao TRT

Conteúdo da Notícia

Por José Francisco Turco

Durante breve cerimônia realizada no gabinete da Presidência do Tribunal foram entregues ao TRT cinco aparelhos de GPS, que serão utilizados pelo Setor de Transportes do Regional Trabalhista, nos deslocamentos mais complexos. Os dispositivos foram entregues ao presidente da Corte, desembargador Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, pelo presidente do Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (INJIEDS), desembargador aposentado Antônio Miguel Pereira, que foi vice-presidente do Regional Trabalhista, no biênio 2004-2006. A cerimônia contou ainda com a presença dos desembargadores Lorival Ferreira dos Santos, diretor da Escola Judicial da 15ª, José Antonio Pancotti, presidente da 5ª Turma, e Helena Rosa Mônaco da Silva Lins Coelho, da 2ª Câmara.

O INJIEDS, sediado em Campinas, é uma associação civil sem fins lucrativos, criada sob o abrigo do Código Civil Brasileiro, que tem como objetivo promover cursos, palestras, seminários, congressos e aperfeiçoamento profissional, entre outras atividades educacionais.

Durante a solenidade, o desembargador Sotero destacou que a parceria com o INJIEDS “tem sido muito importante, ajudando a atender necessidades mais emergenciais, de maneira mais rápida”. O magistrado ressaltou que a tecnologia agora disponível proporcionará mais rapidez na busca dos endereços em cidades de maior porte, especialmente na capital paulista.

O desembargador Lorival, por sua vez, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos agentes de segurança judiciária incumbidos de transportar palestrantes em eventos organizados pelo TRT e pela Escola Judicial. “Em algumas ocasiões os agentes precisaram ir a São Paulo, por exemplo, até cinco horas antes do horário combinado com o convidado para que não houvesse atrasos”. Em respostas aos agradecimentos, o desembargador Antônio Miguel ressaltou que “dar essa cobertura ao Tribunal é nosso papel”.

Utilizando-se de sinais de satélites, a tecnologia GPS (Global Positioning System), desenvolvida nos Estados Unidos, fornece a posição exata de quem estiver portando o equipamento em qualquer localização geográfica da Terra.

Unidade Responsável:
Comunicação Social