Link para acompanhamento das estatísticas processuais aumenta proximidade com o jurisdicionado
Por José Francisco Turco
O TRT da 15ª colocou à disposição dos navegantes da Internet mais uma ferramenta com a marca da transparência. Já podem ser acessadas na home page do Tribunal as estatísticas processuais de 1ª e de 2ª instâncias. Ali estão disponíveis os dados sobre a movimentação processual da 15ª Região, entre janeiro de 2009 e julho de 2010, incluindo as tabelas contendo dados estatísticos de processos em fase de conhecimento e execução, classificados por juiz e por Vara do Trabalho. Também podem ser acessados a estatística global de processos e o relatório estatístico detalhado, ambos da 2ª Instância. O link será alimentado mensalmente, ou a cada nova publicação dos dados estatísticos.
O vice-presidente administrativo do Tribunal, o desembargador Luiz Antonio Lazarim, informou que a implantação de mais essa ferramenta eletrônica na 15ª visa dar cumprimento à Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo a qual os tribunais “devem tornar acessíveis as informações processuais nos portais da rede mundial de computadores (internet), com andamento atualizado e conteúdo das decisões de todos os processos, respeitado o segredo de justiça”.
Lazarim ressaltou que no TRT o compromisso de transparência para com a sociedade já é cumprido há muitos anos, com a publicação dessas informações no Diário Oficial. O magistrado destaca que a nova forma de apresentação dos dados é muito importante uma vez que expõe a um número cada vez maior de pessoas a expressiva produtividade das duas Instâncias da 15ª, além de representar mais um canal de proximidade com a população.
Para acessar a ferramenta, reforça o assistente-chefe do Setor de Multimídia do Tribunal, Pedro Luiz Borges Júnior, é só clicar no menu “Institucional”, à esquerda no Portal do TRT e acessar o item “Estatísticas Processuais”. Ele informou ainda que as tabelas começaram a ser disponibilizadas no dia 21 de setembro.
- 39 visualizações