Magistrados da 15ª e Associação dos Advogados Trabalhistas criam curso para capacitação de advogados

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, da 4ª Câmara do TRT da 15ª, apresentou a um grupo de aproximadamente 30 advogados, nesta segunda-feira, 22, no auditório da Escola Judicial no Fórum Trabalhista de Campinas, a palestra “Processo do Trabalho – A defesa do executado e de terceiros”, primeira das duas aulas do módulo sobre liquidação de sentença e execução. A segunda aula será ministrada nesta quarta-feira, 24, no mesmo auditório, pelo juiz Saint-Clair Lima e Silva, coordenador do Grupo de Apoio à Execução (Gaex) de Campinas e Paulínia.

Em agosto deste ano, o primeiro módulo do curso informal, orientado a advogados, tratou do tema “audiência”, também com duas aulas, ministradas pelos magistrados Carlos Eduardo Oliveira Dias, titular da 1ª Vara do Trabalho de Campinas, e Saint-Clair Lima e Silva.

O curso

A ideia do curso surgiu no primeiro semestre deste ano. Juízes de primeira instância de Campinas, em conjunto com a Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas (AATC), decidiram criar um espaço onde pudessem promover a atualização dos conhecimentos jurídicos de advogados, especialmente nas questões mais espinhosas que afetam o dia a dia nos fóruns. Num primeiro momento, os temas selecionados foram “audiência” e “liquidação de sentença e execução”, mas a juíza Rita de Cassia Scagliusi do Carmo, titular da 10ª VT de Campinas e diretora do Fórum Trabalhista, afirmou que no próximo ano “outros temas vão ser tratados, sem deixar de se aprofundar o tema da execução”.

Segundo a magistrada, a intenção é “manter um curso informal, em que se possa criar uma aproximação maior com os advogados”. Ela salientou que, no dia a dia, “cada um deve cumprir rigorosamente o seu papel, porém todos têm o mesmo objetivo”.

O empenho de juízes que gostam de lecionar, espaço amplo dentro do próprio Fórum e advogados interessados em aprimorar conhecimentos deram a tônica do curso informal, que ainda nem tem nome. A AATC faz a divulgação. Os interessados se inscrevem gratuitamente, na Associação, e assistem às aulas sem a rigidez natural dos cursos de capacitação. O espaço informal promove a troca de informações e tira-dúvidas.

Unidade Responsável:
Comunicação Social